Música alagoana: João Albrecht

Olá, leitores do Gurias Arretadas!
Tive uma ideia bem boa esses dias, que é a seguinte: mostrar que aqui em Alagoas também se faz música de qualidade (ao contrário do que uns e outros pensam, a música nordestina não se resume a forró - principalmente feito por certas bandas ridículas, com letras mais ridículas ainda), pretendo apresentar-lhes, pouco a pouco, artistas da minha terra. Para abrir essa série, escolhi João Albrecht (embora tenha nascido em São Paulo, João é alagoano de coração, que é o que vale...).




"João Carlos Teixeira de Carvalho Albrecht, instrumentista, cantor e compositor natural de São Paulo-SP, é radicado em Maceió desde 1975, com alagoanidade assumida. Músico da noite, autodidata, iniciou-se na arte de cantar na década de 80, influenciado pelo fértil celeiro musical da antiga Escola Técnica Federal de Alagoas (atual CEFET), onde o maestro Manduca lapidou diversos talentos, e berço de muitos músicos, como Edson, Almir Medeiros, Max Denis, Altair Roque, Simão e vários outros atuantes no cenário da música alagoana.

Veterano nos bares, manteve sempre longos relacionamentos nas casas onde se apresentava, valendo-se de um repertório selecionado, centrado na clássica música popular brasileira. Há quase cinco anos seu trabalho é apresentado no Engenho Jaraguá, um aconchegante bar, ponto de encontro dos artistas da terra, onde ocorrem apresentações performáticas e de vanguarda, seja na música, na poesia, na fotografia ou no teatro de marionetes.

Foi responsável, ao lado do músico e cantor Allan Bastos, pela criação das “Violadas do Engenho”, evento semanal que reunia instrumentistas e cantadores de diversas correntes e estilos, convidados para inusitadas e marcantes jam-sessions, onde se podia presenciar a junção dos violões tanto com guitarras elétricas quanto com rabecas e flautas.

Ainda com Allan Bastos, participou de diversas edições do show “Terra”, que privilegiava canções de compositores locais contemporâneos, incluídas nesse repertório algumas canções suas.

Participou de duas edições do FEMUSESC. Na primeira edição do festival, sua canção "Tempestade" chegou entre as semi-finalistas e na quinta edição do festival, duas músicas - "Fantasia" e "Mistérios" - chegaram entre as finalistas, sendo registradas no CD do festival.

Em 2003, junto com Max Dennis, produziu e apresentou o show "Violadas do Engenho", durante quatro semanas no Teatro de Arena Sérgio Cardoso, acompanhado de músicos como Ênio Santos e Billy Magno, entre outros, onde eram apresentadas músicas próprias, além de alguns standarts da música popular brasileira, executados com arranjos diferenciados.

Em janeiro de 2005, participou da primeira edição do Projeto Palco Aberto, apresentando músicas próprias e de outros compositores alagoanos, tendo sua música "Mistérios" gravada no CD gerado pelo projeto."
(Extraído do site "Projeto Palco Aberto")

* * *

A seguir, algumas músicas de Albrecht:

Fantasia by Joao Albrecht

Humanidade by Joao Albrecht

Transparencias by Joao Albrecht

Misterios by Joao Albrecht

* * *
De coração, espero que tenham
apreciado a postagem de hoje.
Um abraço carinhoso da @ericona.
Até próximo sábado!


5 comentários:

Dayane Pereira disse...

Eu jamaaaais iria imaginar que esse artista era de alagoas, por causa do estilo que a gente já está habituado a ouvir de alagoas. Mas gostei bastante! Aprovadooo!

Ana Seerig disse...

Boa proposta!

Tu me mostrou um vídeo desse cara e vou ouvir essas (assim que o jogo acabar, que é o que ocupa meus ouvidos agora), mas só por aquela música já vi que o cara é dos bons. Quem sabe agora eu crie vergonha de conhecer mais de MPB, não?

Aguardando o próximo post alagoano...

Pandora disse...

Arrasou, muito bom ouvir/ler sobre o Nordeste, sobre nossa cultura fora daquele olhar preconceituoso esteriotipado!!! Arrasou, não desistimule não Erica, que as vezes o mais importante é está gerando conteúdo de qualidade de Alagoas para o mundo!!!

Evelyne disse...

Não conhecia a música alagoana!
Daqui do Nordeste só a Pernambucana e mesmo assim muito mal. :/
Volto pra ler seus próximos posts e ouvir as próximas músicas!
Beijo Ericona.

Allyne Araújo disse...

Eu já tinha ouvido alguma coisa dele na Rádio Câmara Fm, mas nunca tinha procurado. olha, fiquei apaixonada pela musica dele! adorei!!!!! brigada por esse post Ericona!!!!!!!!!! bjjooooo