Impossível não gostar: Acústicos & Valvulados

Pela segunda vez (terceira, se contar a que eu fui "por acidente" na beira da praia) fui à um show da Acústicos & Valvulados, uma banda de rock fundada em Porto Alegre nos anos 90. Eles são simplesmente uma banda de rock, sem rotulações específicas e com um público tão variado que não há como definir. Todo mundo gosta de Acústicos, até meu pai e minha mãe. De verdade, vez por outra meu pai se inspira e tu pode até ver ele cantando "Até a hora de parar" e olha que ele não gosta de praticamente nada das bandas contemporâneas que escuto. Já minha mãe, bom, ela se apega fácil às bandas que escuto. Fiz ela ver o "Acústico MTV Bandas Gaúchas" e, desde então, ela ama o Carlinhos Carneiro, vocalista da Bidê ou Balde. E a voz do Fabrício Beck, da Vera Loca, é uma das poucas que ela reconhece... (e ela adora essa música)
Mas voltemos à Acústico. Falando em vocalistas, há vozes incomparáveis por aí. Os meus maiores exemplos disso são John Forgety do Creedence Clearwater Revival (qualquer pessoa que diga que Creedence Clearwater Revisited é tão bom como o Revival mesmo sem o Forgety perde o meu respeito, de verdade), Klaus Meine dos Scorpions(o cara é meio tenor, só isso já é suficiente, mas acrescento que, além de uma bela voz, ele tem um dos assobios mais invejáveis do mundo) e Rafael Malenotti da Acústicos & Valvulados (é fato, o cara tem uma das mais belas e inconfundíveis vozes desse país, o cara até chegou a ser chamado pelo Roberto Carlos depois de cantar com a banda dele no cruzeiro anual do RC - dispensável dizer como eu o invejo, tanto quanto invejo a entrevista dele com o Erasmo). 
Mas enfim, vamos conhecer realmente A&V. Cinco clipes pra deixar vocês enlouquecidos e ir atrás da banda:

O Nome Dessa Rua, não há vivente nesse gigante RS que desconheça essa:


Suspenso No Espaço, um dos maiores sucessos da banda - e olha que sucesso é o que não falta na carreira deles:



Versão acústica de Milésima Canção de Amor, aquela que gostam até os que não gostam de música romântica:





O primeiro clipe do último CD lançado (também encontrado em vinil), Grande Presença, O Truque Já Aconteceu - desafio alguém a ficar sem, pelo menos, bater o pézinho ouvindo essa:



Pra fechar, outra música do novo disco: Você Não Vai Gostar, um dos melhores clipes que vi nos últimos tempos - uma guria dublando o Malenotti é algo com que jamais vou deixar de estranhar e admirar:



E aí, o que me diz? Se tu não gostou de Acústicos... Bom, tu é um ser estranho mesmo, hein? E talvez até meio surdo, mas enfim, cada louco com suas manias. 

1 comentários:

Érica Ferro disse...

Acústicos & Valvulados? É uma banda muito boa mesmo. Certa vez uma tal de Ana Seerig me entupiu de vídeos desse grupo, e olha, eu gostei bastante.

Belo post musical, don'Ana.