Minha maior paixão é ela


Quando foi mesmo que eu conheci a natação? Digo, conhecer "cara-a-cara". Humm, deixe-me ver se recordo...

Ah, lembrei! Foi em 2003, não é? Sim, foi! Tão linda estava a piscina, águas azuis que me convidaram a invadi-la. Sem falar naquele perfume irresistível de cloro! Perfume esse que não sai mais da minha pele.

Desde então, os meus encontros com a natação são diários e o nosso envolvimento é cada vez maior.

A natação é a paixão mais duradoura que já tive, e sei que a considerarei assim até o meu último suspiro. Paixão essa que se pode chamar de amor. Amor que transforma, que cura, que liberta.

Personifiquei a natação, agora a vejo como uma amiga, que me acalenta a cada volta na piscina. Conversamos através de braçadas, brigamos através de pernadas e nos reconciliamos através da volta à calma.

Quando quase tudo não faz mais sentido, a natação me vem à mente. A única coisa que vale a pena, sempre. O meu refúgio secreto, onde eu permaneço até que as coisas voltem aos seus devidos lugares.

A natação é a minha bandeira, a minha forma de revolução. É através dela que o mundo saberá quem eu sou.

O laço que tenho com a natação é indestrutível. Por ela, acordo cedo para ir a mais um treino, na ânsia de obter resultados cada vez melhores em competições. Por ela, abdico de certas boemias, pois, se comparada a ela, qualquer coisa se torna insignificante na minha vida.

Nadar me faz um bem indizível. Posso estar com a cabeça fervilhando, o coração em frangalhos, mas quando começo a nadar, todos os problemas parecem tão pequenos e sem qualquer importância.

E é por todas essas razões que eu digo, com o maior orgulho que há em mim: sou nadadora. Sou atleta paralímpica. Sou movida a água com cloro. Uso maiô, touca e óculos. Salto para um futuro dourado. Sonho com a consagração na natação paralímpica. E sei que um dia realizarei todos os meus sonhos aquáticos. Pois o que me move é o amor pelo melhor esporte do mundo. O que me move é ela, a natação. Ela, sim, é a minha maior paixão.

Erica Ferro

* * *

Hello, pessoas! Acho que a maioria que lê o meu blog pessoal e me tem no Facebook já conhece esse texto, pois ele foi postado há um tempo no Sacudindo Palavras e recentemente foi publicado no Espaço livre, blog da instituição da qual faço parte, a ADEFAL. Postei Minha maior paixão é ela aqui hoje por dois motivos: não consegui pensar em nada para postar aqui, já que a minha mente só pensa em natação nos últimos tempos. Estou focada na competição regional que tenho daqui a 14 dias. Cheguei à fase do polimento, fase para lapidar o que foi treinado até aqui, então é natural que esteja ansiosa com a proximidade da competição, nervosa e, caraaaamba!, só pensando em nadar, em melhorar os tempos e tudo o mais. A tensão está grande, mas eu sei que de nada adianta ficar assim, nervosa, porque, no fim, isso só atrapalha. O segundo motivo pelo qual postei esse texto foi pra vocês conhecerem (pra quem não conhecia) esse meu amor pela natação, essa paixão que muitos dizem ser inspiradora. Postei porque a paixão pela natação está a cada dia maior e mais forte e a sede de evoluir nas piscinas, cada vez mais insaciável. E está próxima a hora de brilhar. O regional Norte/Nordeste está chegando!

2 comentários:

Pandora disse...

Guria!!! Agora é só brilhar mesmo!!! Não vou te dizer nada pq só estaria repetindo aquilo que vc costuma me dizer, então digo apenas: "Estamos superrrrrrr torcendo!!!"

Tita disse...

É isso aí, Ericona!!! Quando estiver nas piscinas, lembre que estamos na torcida... vai, vai, vai!!!!
Ok, somos umas preguiçosas e ficamos só na torcida enquanto vc faz o trabalho pesado... rsrsrs