Os efeitos da música

Sabe quando você escuta uma música e ela toca você de uma maneira tão maravilhosa, tão especial, que você a canta a plenos pulmões e se emociona intensamente com ela? Creio que sim, pois penso que todo mundo tem aquela seleção de música que escuta sempre quando quer refletir, dançar, ficar feliz ou até mesmo curtir uma dorzinha de cotovelo. E é sobre isso que quero falar hoje aqui. Selecionei cinco músicas que me tocam das mais variadas formas.
Mesclarei entre as que ando escutando nos últimos dias como se não houvesse amanhã e a outras que eu não tenho escutando por esses dias, mas que, sempre que escuto, me emociono e me encanto.

A primeira é romântica. Quer dizer, eu a julgo assim. Chame-se Soldier Of Love, de Pearl Jam. Viciei-me nessa música faz pouco tempo, mas já a escutei incontáveis vezes desde quando a conheci. É uma música que gruda na cabeça e você se pega cantando-a a todo momento e lugar. Bem, ela me faz pensar em alguém especial e a imaginar como seria maravilhoso que esse alguém se rendesse a mim, que me amasse, que me desejasse com a voracidade que o desejo (uuui!). Então começo a devanear e a sonhar acordada. Suspiro, então, pelo lindo do Eddie Vedder (e fico pensando se é possível encontrar em Maceió um cara parecido com ele). Fico pensando como o amor é lindo e como é horrível que eu não tenha um. Então eu me deprimo e passo o dia e a noite chorando ininterruptamente. Tá, essa parte de me deprimir e chorar foi exagero. Tudo bem que eu fique um pouco deprimida por ser assim encalhada e tão sozinha na vida (ô meu pai, que sofrimento! ~risos~), mas nada que dê pra chorar tanto assim ou me fazer querer tomar uma dose de qualquer coisa letal. Enfim, escutem e, espero, viciem-se!


*

A segunda é Come As You Are, de Nirvana. Escuto quando estou de saco cheio do mundo, de saco cheio de pessoas superficiais, frívolas e enojantes. Escuto quando quero pirar, quando eu quero me descabelar, chutar o pau da barraca e, sei lá, descarregar as coisas ruins que estão em mim. Eu adoro essa música. Ah, sempre lembro da Allyne quando a escuto! Nós duas adoramos essa música! Também, acho que não tem como não adorá-la. É arretada!


*

A terceira é Que país é esse?, de Legião Urbana. Música que fala de revolta, que nos faz refletir e nos convida, implicitamente, a fazer algo para mudar o lugar onde vivemos. É uma música que convida à revolução, que nos grita para sair do conformismo, que nos faz abrir os olhos para coisas absurdas que, quase inconscientemente, a quais nos acostumamos. Revolucionemos! Façamos a diferença no mundo! Não nos acostumemos com os problemas, com a corrupção, com todo esse caos. Façamos algo para mudar, tanto a nós mesmos como o mundo.


*

Quando me sinto desgastada por decepções seguidas e dos mais diversos tipos, eu escuto Don't Let Me Down, dos Beatles. E eis a quarta música. Não sei bem explicar, mas eu me sinto melhor, mais calma e menos arrasada quando escuto-a. Cantá-la faz com que o meu coração se acalme e a minha mente acredite que as pessoas me decepcionarão menos ou, que pelo menos, se me decepcionarem, não será por elas serem malévolas ou cruéis. É só o ser humano sendo ele mesmo. Porque ser humano, além de várias outras coisas, é falhar, é errar, é decepcionar a si mesmo e aos outros. Pronto, devaneei agora. Escutem a música e cantem comigo!


*

E a quinta e última é Tente Outra Vez, de Raul Seixas. Esse, creio, toca a todos que a escuta. A música é belíssima, motivadora. Quantas vezes eu caí e me angustiei ao pensar que era o fim? Quantas vezes? Tantas! E essa música em especial me aconselha a não desistir, me admoesta a tentar outra vez. E é isso que eu faço sempre que, depois de uma queda, me levanto e me convenço de que o melhor a fazer é enxugar as lágrimas e seguir em frente, lutando e acreditando sempre que dias melhores virão e que muito em breve eu conseguirei realizar tudo aquilo que o meu coração e a minha alma almejam. Então, meu caro, seja lá qual for o seu objetivo, não desista. Não se importe com quantas vezes você tenha falhado no intuito de alcançar as suas metas, tente quantas vezes for preciso. Você será capaz de sacudir o mundo.

*

Eu poderia listar muitas outras músicas aqui, mas, se o fizesse, o post ficaria imenso e, suspeito, vocês se desanimariam a ler. Então deixo assim, apenas essas cinco, mas lindas e encantadoras músicas para dar cor e vida ao sábado de vocês.
Espero que tenham apreciado o post de hoje, até porque eu adorei escrevê-lo.
Um abraço da @ericona.
Até breve!

5 comentários:

Pandora disse...

Como já disse incontáveis vezes não sou muito musicalizada, mas acho que a música está em entranhada no sangue. no coração, na carne da humanidade... Desde que o primeiro homem fez o primeiro tambor até a guitarra elétrica não há como fugir do encanto da música... E para mim nada como as canções de Cazuza, Cesar Passarinho e o piano romântico de Clara Schumann!!!
_____
P.S.: Erica, não sei se é meu pc que é estressado e minha net ruim, mas aqui deu error #2032 e não consegui ouvir as músicas no blog!

Cheros nega linda!!!

Pandora disse...

Ah, Erica, para você conhecer a Clara deixo o link, acho que pessoas românticas correm o sério risco de amar!!!

http://www.youtube.com/watch?v=rdmH7PeP9so&feature=related

Iza disse...

Sua postagem está mais que perfeita! Amo, amo de paixão Nirvana e essa é uma das minhas músicas prediletas. Don't Let Me Down é uma música que seilá me traz uma sensação de liberdade; também sou muito fã dos Beatles *** Legião e Raul também adoro <3 Playlist mais que perfeita a sua :)) Beijão e bom sábado!!

Mia Sodré disse...

Houve uma época na qual eu ouvia direto Don't let me down. É tão linda e dá vontade de cantar pra aqueles idiotas que falam bobagens e nos deixam pra baixo... Aliás, Beatles sempre encaixa em algum momento. haha
Das outras também gosto, apesar de não ouvi-las tanto.

Amei suas escolhas. Você tem um bom gosto musical. E realmente, a música causa vários efeitos na gente. Há até uma matéria na Superinteressante que fala sobre isso, sobre como a música afetou a história mundial.

Beijo!

! Marcelo Cândido ! disse...

Belo bom gosto musical!
Eu ando ouvindo muito Beatles também, "Real love", linda canção...
Ouça guria
!!!