Palmas - Capital

Palmas e eu nos encontramos três vezes, ao longo destes 22 anos. E, que falta de vergonha a minha ao afirmar que conheço bem pouco da capital do meu estado! Mas, a vida é assim... Quantas vezes eu quis conhece-la, e quantas vezes isto não foi exatamente possível? Às vezes porque eu apenas sentia medo de me ver caminhando por algo tão grande, ou estranho... Sair da minha zona de conforto.

Mas desde o ano passado resolvi mudar isto, e me permitir embarcar em aventuras maiores, em meio a selvas de gente, concreto e asfalto, e confesso a vocês... Isso pode ser muito divertido. Divertido, porque você tem a chance de ser quem é sem ter medo do que vão achar de você. Pelo menos ao andar pelas ruas de Brasília não senti ninguém me olhando como se eu fosse alguém fora do comum, e isso reforçou a minha ideia de que em cidades grandes é cada um por si. Mas claro, sem esquecer que por ai, apesar de ninguém conhecer ninguém, existem pessoas legais, com quem podemos conversar e bater bons papos. Essa realidade me chocou, mas foi uma experiência interessante, por assim dizer.

Palmas é uma capital planejada, digamos assim, cravada entre os limites de Miracema do Tocantins e Paraíso do Tocantins, as margens do Rio que leva o mesmo nome do estado. Ela lembra Brasília em alguns aspectos... Grandes áreas verdes, carros que vem e vão, gente comprando e trabalhando, avenidas que parecem não ter fim, etc. etc e tal, mas as pessoas ainda mantém aquele clima de cidade do interior. Entretanto, quem sou eu para explicar a vocês como é lá, se nem sei ao certo como ela é?

Ai que tá... Fazia doze anos que enrolava uma visita à casa da minha madrinha de batismo, que por coincidência mora nesta cidade, e já que me inscrevia para concorrer em concurso federal, cuja prova ocorreria lá, aproveitei para ir visita-la. E mesmo não sendo a visita do século, pois foram poucos os momentos que passamos juntas, por conta do trabalho e da correria do dia a dia, foi algo que guardo com muito carinho na memória, pois pude trazer boas recordações da “minha” capital, e conhecer mais alguns pedaços que ainda não havia explorado das outras vezes, pois o tempo é sempre inimigo daqueles que querem se deixar levar.

E aqui, depois de um texto que quase não tem fim, compartilho com vocês alguns lugares que fotografamos por lá:


Praia da Graciosa: Esta faixa de areia é o que costumamos chamar de praia permanente, já que, por conta da hidrelétrica de Lajeado, muitas das praias que existiam envoltas de Palmas foram tragadas pelo lago. Por ter sido uma das praias mais famosas da região, o governador resolveu reavê-la de forma artificial.









Antigo Aeroporto de Palmas: Atualmente, este setor compõe quadras residenciais e prédios de comércio, que crescem a cada dia.








Parque Cesamar: Este é um daqueles lugares, no meio da cidade, em que você pode se perder sem ver o tempo passar... Ótimo local para práticas de atividades físicas e esportes!









Palácio Araguaia: Interessante na estrutura deste prédio é que todo ele é composto por desenhos que contam a história da criação do Tocantins. Desde a vinda dos primeiros bandeirantes em busca de ouro, passando pela chegada dos Jesuítas as terras de Goiás, até a emancipação do estado na década de 1980, entre outras curiosidades. 
  






Praça dos Girassóis: Nas minhas andanças e pesquisas por lá, descobri que esta é a segunda maior praça do mundo, perdendo apenas para uma que fica na Índia... Se for verdade, ou não eu não sei dizer, mas que é grande é.










Monumento a Súplica dos Pioneiros: Lembrando que, o mais novo estado da nação, além de continuar com os habitantes goianos (agora considerados tocantinenses) tiveram, também,  grande força nos nordestinos que aqui chegaram.







Ponte dos Imigrantes Nordestinos – Padre Cícero José de Sousa: Essa ponte mostra, ao meu ver, como o estado integra duas grandes regiões, norte – nordeste, e cria laços de tremenda admiração a tal ato.








 
p.s: Minha visita a Brasília só não foi melhor, porque foi envolta em muita correria, e não tive tempo de conhecer a Ursa (Bárbara) pessoalmente.

p.s. 2: Uma diferença entre Palmas e Brasília que pode ser percebida a quilômetros de distância... É o clima, meu povo! A capital federal é mais fria do que a capital do meu estado, mas a época do calozão nas duas é diferente... Umidade é um diferencial que não se discute entre elas.

p.s.3: Claro que Palmas não é só isso, mas espero que tenham gostado. Boa semana a todos!!!





 







0 comentários: