Sobre pessoas fastidiosas

Olha, eu ando bem cansada nos últimos tempos. Cansada e sem paciência para pessoas, situações e coisas toscas. 
Uma das coisas que mais tem me cansado e me irritado nos últimos tempos é a internet. Não, não a internet em si, me refiro às redes sociais. Não, eu não me importo com o que fulano ou beltrano posta. Por mais tosco e dispensável que seja o post, não me incomodo com isso. O que me incomoda mesmo, pra valer, são as respostas às facebookadas e aos tweets. Por que, POR QUE, que algumas pessoas leem algo no Twitter ou Facebook, whatever, e meio que fazem uma palestra? Por exemplo, alguém posta: "peidei!". Não, não estou afim de procurar exemplo melhor. Vai o do peido mesmo. Uma criatura posta "peidei!", então vários curtem, porque, cara, peidar é bom e aliviador. Outros curtem e comentam: "Mas, cara, como foi esse peido? Foi alto ou baixo? Fedeu ou não fedeu muito? Porque, olha, se foi baixo e fedeu muito, você pode estar com vermes. Você lava as mãos depois das suas necessidades básicas? Lava bem os alimentos antes de ingeri-los? Pois um dos grandes causadores de vermes é a falta de higiene de algumas pessoas.". Esses outros, inconvenientes, cabulosos, chatos do caramba, dão uma verdadeira palestra sobre uma frase simples. Uma simplíssima frase. Um postzinho de nada. Percebem o que me irrita? Não? Então vou tentar me fazer entender direito. O que mais tem nas redes sociais são falsos especialistas. Eles comentam tudo o que é postado com ares de superioridade e traçando sugestões ou soluções que sequer foram pedidas. São umas verdadeiras pragas. São por causa dessas pessoas que eu tenho ficado cada vez mais calada no Twitter e no Facebook; pelo menos quando se trata do que eu sinto ou de como estou me sentindo. Algumas pessoas comentam posts chorosos e deprimentes, com as maiores e melhores das intenções, tentam animar o sujeito sofredor, dão sugestões de o quê fazer, como e quando fazer; fazem discursos batidos e mais do que conhecidos; o que só piora o estado do sujeito. Alguns posts só querem dizer o que querem dizer. Ou seja, não estão pedindo sugestões, dicas, conselhos etc. Às vezes fico só observando as postagens alheias e os comentários na minha timeline e me contorço de irritação com algumas coisas que leio. Pobres seres humanos, que postam x e vem um ser saído das trevas e transforma o simples x em w, y e z! Pobres seres humanos que tem contatos maçantes! 
Sério, seres enfadonhos, sabiam que não precisa comentar em todas as coisas que seus contatos posts? E, principalmente, sabiam que muitas, mas muitas vezes mesmo, um x só quer dizer um x mesmo e não tem por que dar uma palestra enorme sobre algo? Lembrem-se, seres fastidiosos: nem todos os seres humanos têm sacos, metaforicamente falando. Por essa razão, é bom se evitar inconveniências, palavras desnecessárias, "pagação" de donos da verdade e de "especialistas dos especialistas". Algumas pessoas, as que escreveram o x, às vezes podem ser meio violentas, meio brutas nas réplicas e tréplicas. E ora, com razão! Tem algo mais irritante do que uma cambada de malucos surgirem do nada, em algo que se postou despretensiosamente ou com uma intenção simples e que se achou estar bem delimitada, falando mil e uma maluquices, todas sem nenhuma conexão com o que foi postado? Tem, eu sei; claro que tem, mas isso, indubitavelmente, faz parte do rol das coisas mais irritantes da face da terra.
Olha, sinceramente, depois de um post desses, tenho até medo dos comentários. Porque podem dizer que estou possuída, que essa raiva é descomunal e que eu devo estar com algum problema mal resolvido na minha vida, que sou uma pessoa cruel com os outros e que esses seres que eu digo serem chatos e inconvenientes na verdade são pessoas cheias das boas intenções. Ora, não dizem por aí que de boas intenções o inferno está cheio? Pois enviem esses chatos de galochas para as profundas dos infernos infernéticos infernais! Não, não sei de onde tirei essa qualidade de inferno. Mas enfim, pelo bem dos nervos dos seus contatos, oh! seres com mania de palestra!, não sejam cabulosos, não banquem os espertalhões e sabichões quando forem comentar algo. Para o seu bem, ser que compartilha dessa minha ideia descrita nessas linhas, poste menos nas redes sociais, se quiser poupar seus nervos. Ou poste, testando seus nervos e dando belas cortadas nos seres sem noção que vierem lhe atormentar.
Agora é hora de quebrar o jejum dos posts nas minhas redes sociais para compartilhar esse texto lindo e nada ácido com os meus contatos. Vai que a carapuça sirva a um deles (ou a uns deles), não é? 

• • • 
Depois de um post meigo desses, ainda vale deixar um abraço?
Claro que vale! (risos) Um abraço da @ericona.
Hasta!

5 comentários:

Mari disse...

Concordo contigo até certo ponto. É um saco mesmo quando alguém vem te ensinar como viver sua vida (porque só falta isso - nem falta) no Facebook, Twitter. Mas, por outro lado, a partir do momento que você posta algo, os comentários surgirão. Cabe a cada um levar na esportiva os mais parecidos com sermões.

Pandora disse...

Olha que serve até para mim... kkk... Mas Erica quem ta na chuva é para se molhar!!! Eu podia concorda com você, ser boa e doce, mas tenho que dizer que nas redes sociais vale aquela coisa, quem tem boca/dedos fala/digita o que quer e ouve/ver o que não quer.

Não tem como você adivinhar o estado de espirito de quem te ler... Você posta que está gripado e corre o risco de receber mil receitas de como melhorar/remédios caseiros/conselhos... derivativos e ainda senta e escuta... Falou porque quis e depois não adianta dizer: "Odeio que se importem comigo, tentem cuidar de mim, sou independente e blá blá blá!" Você postou, se não queria ouvir não colocasse nada...

O mesmo serve para a blogosfera literária, eu detesto Agatha Christie, se falo isso corro o risco de receber mil indicações - como recebo - de livros dela, dicas de por onde começar e por onde não começar... E blá blá blá... que tenho que aguentar porque podia ter ficado calada, porque sei que tenho mil amigos viciados nos textos dela que querem ver o mundo sendo viciado junto.

Aliás, essa semana mesmo em um post antigo sobre o conteúdo de minha estante apareceu um anônimo me perguntando: "e agatha christie, n tem nao?"

Enfim, nas redes sociais é como na vida, se vc fala tem que está disposto a ouvir. Pode até reclamar, da uma de mal educado e dizer: "então tá fala ai que eu vou embora", mas não pode evitar...

Jessica M disse...

Depois de ler esse texto tive a certeza que a melhor coisa que fiz foi excluir meu facebook ha mais de um ano, pelos mesmos motivos! kkk
Ate pra ter blog hoje em dia ta dificil. Um quer ser melhor que o outro, um quer ter mais razao que o outro, julgam demais, e sei lá, como você mesma disse, alguém é dono de verdade por acaso?!
Post muito digno! Beijos!

Ana Seerig disse...

Adorável.

Mas o Wander é quem tá certo. Nos calar é o melhor caminho. Deixemos o papo furado pra mesa de bar e pronto.

Allyne Araújo disse...

rsrsrsrsrsrsrs.... eu adoro a Erica mandando tudo pro inferno! Mor cara de má!!!! Mas é como a Pandora disse, tá na chuva tem q se molhar.. se falou o q quis ouve o que nao quis, e por ai vai. Mas certo mesmo é ficar calado, ou entao viver de confusao, o q é mais chato. Mas vou te contar, q é chato da de cara cm um sabidão isso é! bjos