Egoísmo



Engraçado, por vezes até cômico, o quanto somos egoístas. Durante um bom tempo observei o comportamento das pessoas perante as situações, confesso que por vezes me surpreendi com atitudes das quais jamais esperei vivenciar.

O noticiário relata todo dia desgraças, contudo só nos mobilizamos quando algo realmente catastrófico ocorre. Pergunto-me por que, visto que todo dia algo verdadeiramente calamitoso acontece a alguém. Nada obstante, estamos ocupados demais para parar e olhar o que sobrevém a nossa volta.

A desgraça está mais próxima do que imaginamos, detenha-se apenas um minuto e reflita sobre o que está acontecendo na tua própria casa, ao invés de reclamar por isso ou aquilo. Sabe, muitas vezes as pessoas não precisam de psicólogos, tampouco psiquiatras. O que genuinamente lhes falta é atenção, mas não idealize que é em excesso, às vezes minutos são suficientes.

Acredito que vivemos para nós mesmos, entretanto há um mundo de pessoas que precisam de um bom ouvido amigo. Quando pudermos deslocar a atenção de nós e focar no próximo, com certeza o mundo será um lugar melhor.

3 comentários:

Ana Seerig disse...

Nós precisamos de uma mesma quantidade de egoísmo e solidariedade. Precisamos parar para pensar em nós, nos descobrirmos e entendermos para, depois, entender e fazer o melhor pelo outros.

Belo texto, belo tema!

Allyne Araújo disse...

uma dose de egoismo as vezes vem a calhar, mas nem sempre é o melhor... bjo

Dayane Pereira disse...

Egoísmo exagerado só atrapalha, assim cmo solidariedade, e etc.. tudo demais é ruim.