Vestibular: loucura.

Pois é, amigos, Vestibular pode, facilmente, ser considerado sinônimo de loucura. Quero dizer, toda a fase de preparação para o tão temido Vestibular é um teste de resistência física e mental.
Nossa mente fica bastante perturbada com a enxurrada de conteúdos e informações que possam ser úteis aos dias de prova.
Já prestei Vestibular anteriormente, mas confesso que não me dediquei tanto quanto venho me dedicado nos últimos meses.
Não me orgulho de ter a visão que eu tinha, que era a de ser bobagem estudar por horas a fio, diariamente, para se poder entrar numa universidade. Sempre quis fazer um curso superior numa universidade federal, mas me perguntava o porquê de ser tão difícil e de, praticamente, ter que abdicar de viver em função do Vestibular. A razão é simples: a vida é feita de fases. Viver também é conhecer, é estudar, é trabalhar em prol de uma meta. Ser vestibulando é cansativo, é enlouquecedor, mas, ao fim de tudo, é gratificante. Entrar numa universidade e cursar algo que sempre se quis é impagável.
Fixar-se nos estudos, controlar a ansiedade e manter a calma não são coisas fáceis, mas que, com treinamento, se consegue.
Há uma teoria muito da clara na minha cabeça: não posso ser cruelmente exigente comigo mesma. Sou humana, não sou uma máquina. Preciso estudar arduamente, mas também necessito de um momento de descanso, de lazer, para que a mente se renove e volte a trabalhar a todo gás.
Sabe qual é o grande problema da maioria das pessoas que faz Vestibular? Pensar em demasia na concorrência. Ora, os outros são os outros. Ser egocêntrico nessas horas é ótimo. Dane-se o concorrente, desde que se esteja estudando, se preparando com o maior afinco possível.
A lógica é que quando nos dedicamos a algo, conseguimos bons resultados.
Espero que o resultado final seja bastante positivo para mim.
E para você também, que está lendo esse texto e que fará o Vestibular este ano.

Perdoem-me pelo texto "meia-boca", mas hoje não estou muito
bem mentalmente falando.

É o Vestibular que faz isso, amigos.
Prometo que, no próximo sábado, tento escrever
algo melhor, mais decente.

Um abraço da @ericona.
Hasta la vista!

7 comentários:

euretrato disse...

Quem te acompanha no twitter também sabe o quanto você está empenhada Ericona. Estou torcendo demais por você!

Um beijo!

Dayane Pereira disse...

Quem quer passar em um afederal precisa mesmo se preocupar em estudar tanto. No meu caso que foi particular, nem me preocupei, sabia que passaria. Mas universidade pública é para poucos, para os melhores!
Boa sorte, com esforço vc conseguirá seus objetivos!

Arelly Padilha disse...

to torcendo para nos vermos na Ufal! ;*

Pandora disse...

Erica, como vc disse, isso é uma fase, eu sei bem o que é isso, fiz vestibular para uma universidade federal, passei, fiz o curso, insatisfeita fiz a seleção do mestrado e agora tou aqui doida com minha dissertação!!! Só a graça!!! São maratonas, são fases, somos nos vivendo nossas vidas e sempre nos preparando para desafios maiores... Quebrando o nosso avo, rasgando o casulo é dificil pq precisamos de asas fortes para voar altoooo!!!

Como minha orientadora me diz nos momentos de aflição e de baixa alto-estima, e eu te digo direto no TT, vc vai brilhar no ENEM!!! Cheros e que Deus te abençoe!!!

Ana Seerig disse...

Ainda não acredito que nem me preocupei com o vestibular. E pouco me dediquei a estudar pro ENEM. Mas aqui em Caxias só tem faculdade particular, então sem as disputas tremendas das públicas.

De qualquer modo, admiro quem se dedica aos estudos. Nunca consegui fazer isso. O máximo que faço é prestar atenção na aula (quando não estou lendo), até porquê, se não fizer isso, me ferro.

Escrever em estado de incapacidade mental é uma das coisas mais ridiculamente divertidas que faço por vezes.

Meus desabafos :) disse...

Ah, o vestibular deixa qualquer um doido :D
Mas sei lá,ás vezes acho que as pessoas levam isso MUITO á sério,sabe? De tipo,se dedicar somente á isso e esquecer que possui uma vida também! Mas fora isso,não é nada errado lutar pelos seus sonhos *_*
E se tem uma coisa que aprendi nesse último ano foi isso;dar-se inteiro ao seu objetivo.É gratificante depois (:



Esse blog é tão fofo e os assuntos são muuito legais :D



Beeijos :)

Rebeca Postigo disse...

Já surtei com o vestibular, mas passou...
Sei o que tu tá passando...
Mas logo, logo tudo volta ao normal...
Ou não...
Hehehe...

Bjs