Doonie Darko

Doonie Darko é um filme de 2001, mas a história se desenrola nos anos 80. Jake Gyllenhaal é Doonie, um adolescente esquizofrênico que possui um amigo imaginário vestido de coelho, que em uma noite salva a vida dele, quando aparece chamando Doonie para fora de casa e logo após uma turbina de avião cai na cama dele. A partir daí, Doonie passa a confiar no que o coelho lhe conta.Umas das coisas que o coelho lhe conta é que o mundo irá acabar, de forma que Doonie anota a data enquanto assistimos o filme nos cronometrar.
O filme se passa em uma ambiente lúdico, entre as visões de Doonie e a realidade. Ele começa a fazer o que o coelho lhe diz e cada ação gera uma reação. Em algumas situações as consequências são drásticas, em outras coisas boas acontecem, como conhecer a sua namorada.
O filme nos leva à uma sucessão de fatos do tipo "uma coisa leva à outra" , e em dado momento em que o "fim do mundo" chega, a única saída é voltar ao passado e mudar o seu primeiro passo.
A história me lembrou Efeito Borboleta, com as reviravoltas que acontecem quando o personagem lê sua agenda e volta no tempo na tentativa de mudar algo, mas às vezes só consegue é piorar.

Será que se você pudesse voltar no tempo mudaria as coisas? O que você mudaria? Uma simples mudança de escolha no passado poderia te fazer ter um futuro completamente diferente, talvez melhor, talvez pior. E se você pudesse ter alguém que perdeu de volta? E se nessa volta você perdesse alguém importante?

Ai eu penso se destino existe mesmo, ou é mesmo tudo questão de escolha. Pois acreditamos que nossas escolhas nos levaram à possição que estamos hoje, mas será que poderia ser diferente?

O triste é que nunca poderemos descobrir, pois diferente dos filmes, não podemos voltar no tempo.

*Recomendo muito o filme Doonie Darko, um Cult muito elogiado e bem feito, e com o lindo do Jake Gyllenhaal.


1 comentários:

Ana Seerig disse...

Olha, eu vi esse filme, realmente é interessante, mas te confesso que ri muito. Eu sou meio problemática, não consigo levar certos suspenses, mistérios e filmes de terror a sério. Talvez eu devesse rever, mas sei lá, aquele coelho me faz rir a valer.
De qualquer modo, é bom ver de dica a aqui um filme que eu já vi, por dica de alguém, aliás. Eu dificilmente paro pra ver filmes. Isso é triste.