E o seu problema, qual é?

Não é preciso citar que todo mundo tem problemas, e muito menos, que cada um é diferente do outro. Maior ou pior do que o seu, isso já não sabemos, pois cada um entende do seu. O seu problema, para você é o pior do mundo, pois ele é o seu, e só você sabe a dor que ele te causa, assim como o meu é o maior e o mais imediato do mundo, pois é o meu.
Mas o que quero falar aqui, é sobre o respeito ao problema do outro, pois não sabemos o que acontece na vida alheia, e por isso não devemos nunca julgar. Por exemplo, às vezes nós rimos de pessoas nas ruas, que estão mal vestidas ou até sujas. Pessoas comuns mesmo, indo ao trabalho, passeando no shopping. Não sabemos o que aquela pessoa passa na vida, se ela anda daquela forma porque não pode se vestir melhor, se tem o cabelo mal cuidado, se não tem o cabelo, enfim.
Conheço uma pessoa que sofre preconceito por ter partes visíveis do corpo queimadas. Sim, por ter uma deformação física, que é óbvio que não é culpa dela. Mesmo assim tem pessoas que não se sentam ao lado, ou olham com cara de nojo, mas não imaginam que ela se queimou aos 5 anos de idade, e era desprezada na escola, e não arrumava namorado, enfim, passou todo tipo de humilhação por causa disso. 
Há ainda pessoas drogadas, viciadas, a gente só sabe julgar e xingar a pessoa, mas será que ela teve uma educação diferente, uma oportunidade na vida, o que será que à levou aquela situação? Se não sabe, não julgue. 
Outra vítima de preconceito são pessoas obesas. Mas você não sabe porque aquela pessoa é obesa. Sempre acham que é por descuido, que a pessoa come tudo e todos que vê na frente, mas não imaginam que aquela pessoa pode ter problemas hormonais, ou uma depressão decorrente de um problema maior, enfim, uma pessoa não é gorda somente por comer, existe problemas bem maiores e mais graves no mundo do que simplesmente gula.
E poderia citar muitos outros, como o racismo, a xenofobia, homofobia, enfim. Acho que o bom é antes de julgarmos os outros só pelo que vemos, é pararmos por um momento e refletirmos um instante sobre a nossa vida, os nossos problemas, pois se já não somos, um dia podemos ser julgados ou motivo de chacota por algo que no fundo, nos fere tanto.

1 comentários:

Maria Midlej disse...

O meu problema sou eu. Minha solução também. :)

beijo grande ^^