Maceió: Paraíso das Águas

Leitores do Gurias Arretadas, a postagem de hoje será dedicada às praias da minha cidade natal, Maceió, ou, como os turistas costumam chamar, “Paraíso das águas”.
Meu trabalho foi apenas pesquisar sobre a minha bela cidade e “colar” aqui os resultados da pesquisa. Espero que gostem!

"Maceió é um município brasileiro e a capital do estado de Alagoas. Localizada no Nordeste do país, tem uma população de 936.608 habitantes (2010) e um território de, aproximadamente, 503 km². Integra, com outros dez municípios, a Região Metropolitana de Maceió, totalizando cerca de 1.160.393 milhão de habitantes (IBGE/2007). Sua altitude média é de sete metros acima do nível do mar, e tem uma temperatura média de 30 °C. O município situa-se entre o oceano Atlântico e a lagoa Mundaú, que tem grande importância econômica para os povoados de pescadores que vivem em sua margem. É sede da Universidade Federal de Alagoas. Possui temperaturas médias de 25º até 29°C durante o ano inteiro, no inverno temperaturas caem para até 18°C..."

(Ler mais em Wikipédia)

* * *

De acordo com o site "Férias Brasil"*:

praia 1

Recifes formam piscinas naturais bem próximas à orla

As praias de Maceió – sejam urbanas, do litoral Norte ou do litoral Sul - têm as mesmas características: águas mornas, coqueirais e piscinas naturais. As diferenças ficam por conta dos diversos tons de verde e de azul e pelas ondas – fortes ou inexistentes.

Na orla central, as atrações incluem barracas animadas, ciclovia, pista de cooper e, no caso de Pajuçara, um passeio de jangada até à barreira de recifes, repleta de peixes coloridos e sanfoneiros!

Ao Norte, o surf e a pesca são praticados em Jacarecica e Garça Torta, enquanto Guaxuma é o point da garotada. Já o Sul guarda dois dos principais cartões-postais alagoanos - as praias do Francês, lotada no verão e nos finais de semana; e do Gunga, com estrutura de lazer que inclui mergulho livre nas piscinas naturais.*

Como são muitas praias e a intenção não é deixar esse post cansativo, darei destaque a duas praias urbanas, duas do Litoral Sul e duas do Litoral Norte. Se quiserem ver mais, acessem a página de Maceió no site “Férias Brasil”.

Praias urbanas

Pajuçara

praia 2

Uma das mais famosas praias de Maceió, Pajuçara é bastante movimentada e procurada por famílias com crianças e mergulhadores em função de suas águas protegidas. É de lá que partem as rústicas jangadas que levam às piscinas naturais, a dois quilômetros da costa. Entre as atrações, além dos peixes, sanfoneiros e cantadores que promovem um animado forró em meio aos corais. A praia oferece ainda diversas barracas, chuveiros, ciclovia e pista de cooper.

Ponta Verde

praia 3

Considerada uma das melhores praias urbanas da cidade, Ponta Verde tem águas claras e muito calmas, boas para esportes como mergulho e o windsurf. Coqueirais, barracas - destaque para a charmosa Lopana - e calçadão atraem também aqueles que querem apenas curtir o alto-astral da badalada orla.

Praias do Litoral Sul

Praia do Gunga*

praia 4

O extenso pontal de areia branca coberto por uma sequência de coqueiros faz da praia do Gunga um dos cartões-postais de Maceió, embora pertença ao município vizinho de Barra de São Miguel, a 39 quilômetros da capital. Além da paisagem perfeita, oferece piscinas naturais, estrutura de lazer – aluguel de equipamentos náuticos - bares e restaurantes.

*Imagem retirada do Google e
texto extraído do
site “Férias Brasil”*

Praia do Francês

praia 5

O movimento é constante na praia do Francês, com águas que vão do verde claro ao azul intenso. No canto esquerdo é tomada por bares e restaurantes, além de trechos protegidos por barreiras de recifes que atraem praticantes de jet-ski e de vela. No lado direito as ondas são fortes e boas para o surfe. Fica a 21 quilômetros do Centro da cidade.

Praias do Litoral Norte

Jacarecica

praia 6

Com aspecto selvagem e mar agitado, Jacarecica é indicada para o surf e a pesca de anzol. Bares e restaurantes acompanham a orla. Fica a nove quilômetros do Centro da cidade.

Paripueira

praia 7

Bastante frequentada nos finais de semana, Paripueira tem bancos de areia que formam piscinas naturais, acessíveis por lanchas na maré baixa. Fica a 33 quilômetros do Centro da cidade.

* * *

Eu sei, eu sei, deixei vocês loucos de vontade de passar umas férias em Maceió, não é? Pois foi justamente essa a intenção! Sou muito feliz por morar no Paraíso das Águas!

Um abraço da @ericona.
Até próximo sábado!

3 comentários:

Dayane Pereira disse...

Nossa! Que lugar pra ter praias lindasm hein!
Wonderful!

euretrato disse...

É linda demais! O Nordeste tem muita coisa linda, não podemos negar! Ainda não conheço a sua cidade, mas um dia eu chego lá!

Bons estudos, força, concentração!
Você consegue!
Um beijo!

Pandora disse...

Ericona! Arrasou! Alogoas é show, praia é tudo de bom! Já visitei sua terra, é próxima a Pernambuco e já foi uma das nossas capitanias anexas, faz milhões de anos que quero escrever um post sobre Palmares e o Quilombo que visitei em 2010... Quem sabe esse mês não sai o post néh!