TOP 5: Comédias - Porque rir faz bem

Sou das que não vê nada de interessante em filmes de terror, por exemplo. Devo admitir que não vejo muito filmes e que só troco um livro por um filme quando me dizem "Bruce Willis" ou, com uma chance um pouco menor, "Nicholas Cage". Certeza de bom filme, aí até me movo. Mas, no geral, pouco vejo.
Agora, comédia é um negócio que eu gosto muito. Quem não gosta? Mas, assim como qualquer outro gênero de filme, nem todas as comédias são boas, pelo menos não no meu modo de ver. Um dos maiores truques de Hollywood são as comédias românticas. Enquanto há algumas espetaculares, outras deixam a desejar.
Enfim, o objetivo desse post é falar sobre 5 comédias que, não apenas nos fazem rir, mas nos fazem pensar. Comédias que no meio das risadas nos fazem perceber o quão, por vezes, vivemos numa vida tediosa e irritante até por nossa própria culpa. Comédias que nos fazem repensar nós mesmos, o que fazemos, o que gostamos, com quem estamos.
Chega então de enrolar e vamos à elas, lembrando que a escolha vai pela memória, não pelos meus favoritos:

Um conto quase de fadas (The Beautician and the Beast - 1997)

Sinopse: Professora de instituto de beleza de Nova York é confundida com professora de conhecimentos gerais e levada para pequeno país da ex-União Soviética para ser tutora dos filhos do ex-ditador. Num primeiro momento ela se irrita profundamente com o brutamontes mandão. Mas aos poucos ela vai ensinando a ele a ter um comportamento mais social e amigável. Ele aprecia tanto as lições, que acaba se apaixonando por ela. E a moça, claro, corresponde.

Comentário: Clássico da velha Sessão da Tarde, daqueles que a gente nunca se cansa. Adoro esse filme. Realmente vale a pena ver. Quando o fantástico mundo da tv a cabo chegou na minha residência, descobri uma baita série protagonizada por essa atriz nos anos 90, grande sucesso nos Estados Unidos e que a Sony continua a transmitir de segunda a sexta às 06h30min: The Nanny. Fica a dica pra quem gosta de boas séries de comédia.



Jogo de amor em Las Vegas (What happens in Vegas - 2008)

Sinopse: Após ser dispensada por seu noivo, Joy McNally (Cameron Diaz) decide chorar as mágoas em Las Vegas. Lá ela conhece Jack Fuller (Ashton Kutcher), que foi demitido por seu próprio pai (Jack Fuller Sr.). Após uma noite de diversão e bebedeira, eles acordam descobrindo que se casaram. Antes de se separarem eles apostam uma moeda em um caça-níquel, ganhando US$ 3 milhões. Só que para ficar com o dinheiro eles precisam provar que são um casal estável, o que os obriga a morar juntos.

Comentário: Confesso que não sou uma baita fã da Cameron Diaz nem do Ashton Kutcher (tudo bem que ele é bonito, mas como alguém troca o Bruce Willis por ele??), mas, na falta de outras opções, parei pra ver esse filme. Excelente comédia e com um final encantador.



Vestida para casar (27 drasses - 2008)

Sinopse: Jane (Katherine Heigl) é uma mulher idealista e romântica, que jamais encontrou o amor de sua vida. Ela imagina tê-lo encontrado em George (Edward Burns), seu chefe, por quem nutre uma paixão secreta, mas sua irmã caçula Tess (Malin Akerman) é mais rápida e conquista seu coração antes. Isto faz com que Jane repense sua vida, já que sempre foi boa em fazer com que as outras pessoas sejam felizes sem que ela própria seja.

Comentário: O que me encantou nesse filme foi justamente a "parte séria". É uma baita comédia, mas a situação toda nos faz pensar. Acho fantástico esse filme.



Falando grego (My life in ruins - 2009)

Sinopse: Georgia (Nia Vardalos) é uma americana de origem grega que trabalha como guia turística justamente... na Grécia. Sua vida é extremamente entediante e ela vive sempre cansada pois os turistas parecem curtir mais as compras do que aprender alguma coisa sobre a Grécia. Hotéis baratos, ônibus velho, calor infernal e turistas "engraçadinhos" tornaram Georgia uma mulher frustrada. Até o dia em que Irv Gordon (Richard Dreyfuss), um turista muito especial, aparece. Com seu senso de humor ele tenta mostrar todas as possibilidades de viver bem, ser feliz e não perder a chance de ter um grande amor, enfim, recuperar seu kefi, como dizem os gregos. Agora cabe a Georgia parar de reclamar e perceber que tudo isso sempre esteve bem embaixo do seu nariz.

Comentário: Meu pai insistiu meses pra que eu visse esse filme, até que dei sorte e, quando cheguei da aula, ele estava prestes a começar. Um filme fascinante.




Casa comigo? (Leap year - 2010)

Sinopse: Uma mulher (Amy Adams) viaja para Dublin para pedir o namorado em casamento, no dia 29 de fevereiro de um ano bissexto, como manda a tradição irlandesa. Nesta data, segundo o costume local, o homem é obrigado a aceitar o pedido de casamento. Mas, quando o tempo mau arruína sua viagem, ela precisa da ajuda de um grosseiro dono de hospedaria para iniciar uma inesperada travessia no país e fazer o pedido perfeito.

Comentário: A comédia romântica modelo. Ótimas risadas e incansavelmente encantadora (leia-se: e com um mocinho incansavelmente encantador). Sem mais o que dizer.


Lembrei agora de tantas outras comédias boas! Mas fica pra próxima! Corram até a locadora, nos vemos semana que vem!

2 comentários:

Jana disse...

Adoro comédias românticas! Meu gênero de filmes favorito! ♥ Já assisti todos esses e tenho 3 deles pra ver over and over again. haha Também recomendaria todos e lembrei de tantos outros também >_<

Beijos!

Al Reiffer disse...

Legal o blog de vocês. Gostei! Parabéns!