Sobre vaidade e beleza

Não tem jeito, o conceito de beleza varia de pessoa para pessoa. E, por isso, nos tornamos incapazes de agradar a todos os olhos e a todas as opiniões. Assim como existe também a variação de vaidade, o que para mim é simples pode ser luxuoso e fútil para você, ou vice-versa. Por que estou falando disso? Porque não adianta, as pessoas sempre vão lhe julgar como você se veste antes de avaliarem seu caráter. “A primeira impressão é a que fica”.

Deparei-me com tal situação inusitadamente, sendo acusada de que não me cuidava. Partindo do princípio, “o que é “se cuidar” para você?”, para mim se cuidar é ter higiene – tomar banho todos os dias, escovar dentes, manter as unhas aparadas, ouvidos limpos e roupa limpinha – e estar confortável como é. Vejam que é um assunto delicado, pois não adianta apontar dedos e criticar por criticar. Por um lado, asseio básico que todos nós deveríamos ter acesso, do outro, imposições sociais. Ou seja, ninguém é detentor da verdade, sendo que é uma escolha pessoal. Agora imaginem, e se eu fosse uma mulher sim descuidada e que não tivesse autoestima? Problema a vista.

É impossível ignorar o fator de que, enquanto revistas, blogs e a própria mídia insistem em nos massacrar com dicas comportamentais e de estilo, não importa em qual circunstância e se você quer saber ou não, só inserimos aquilo à nossa vida se realmente quisermos. Individualmente, já possuímos nossas paranoias e cobranças, não precisamos de mais holofotes naquilo que consideramos ruim em nós mesmos.

Sabe aquele papo de “não faço uma tatuagem nas costas para eu admirar e, sim, para os outros admirarem”? É exatamente assim que nos comportamos a maior parte de nossas vidas. Buscando autenticidade, mas muitas vezes querendo levantar nosso próprio ego com o olhar dos demais sobre nós. Fica difícil ignorar os padrões, sendo que somos tão movidos a isso, a eterna ditadura da beleza.

Defeitos e diferenças todos nós temos, porém nos atentarmos às nossas qualidades e começar tentando exaltá-las, mostrando-as ao mundo não é pecado. Porque não é a toa que maquiagem e roupas caras não irão esconder quem você realmente é. Que Vinícius se debata dentro da cova, mas ele foi infeliz com sua famosa frase: “As muito feias que me perdoem, mas beleza é fundamental”.

1 comentários:

Allyne Araújo disse...

Beleza não diz muita coisa se ela for algo do qual traz, digamos, "conhecimento", personalidade,etc. De que adianta vc tentar interpretar uma pessoa pela forma como ela se expressa nas maneiras de vestir e se produzir se o que vc concluir for completamente o contrario? rs. O pior Bár é que as pessoas sao tao idiotas, não digo todas, mas "só ligam pra isso". Bjo