TOP 5: Cinebiografias

Sou uma adoradora de biografias, sejam elas em forma de livro ou filme. Pois hoje trago cinco belos filmes de diferentes gêneros, todos baseados em fatos reais. Separei por cinco categorias diferentes pra facilitar a escolha entre tantos filmes biográficos que vi, vamos a elas:

Criminosos encantadores:

Prenda-me se for capaz (Catch me if you can - 2002)

Sinopse: 
Frank Abagnale Jr. (Leonardo DiCaprio) já foi médico, advogado e co-piloto, tudo isso com apenas 18 anos. Mestre na arte do disfarce, ele aproveita suas habilidades para viver a vida como quer e praticar golpes milionários, que fazem com que se torne o ladrão de banco mais bem-sucedido da história dos Estados Unidos com apenas 17 anos. Mas em seu encalço está o agente do FBI Carl Hanratty (Tom Hanks), que usa todos os meios que tem ao seu dispor para encontrá-lo e capturá-lo.

Comentário:
Nunca levei fé no DiCaprio (qualé, como é possível crer em alguém que faz aquela bixice do Titanic e d'O homem da máscara de Ferro - acabaram com a história do Dumas, aliás?), mas me obriguei a ver esse filme por ser com o Tom Hanks (sempre admirável) e ser uma biografia. O filme é tão bom que me fez começar a repensar DiCaprio. 

Trailer: 


História de escritores:

Miss Potter (Miss Potter - 2006)

Sinopse:
Beatrix Potter (Renée Zellweger) foi um verdadeiro fenônemo da literatura no início do século XX. Ela criou uma série de livros e personagens infantis que são amados até os dias atuais, além de serem adaptados para outras mídias. Mas, apesar do sucesso de seu trabalho, ela sempre manteve sua vida pessoal em segredo.

Comentário:
Bom, aqui sempre tivemos Monteiro Lobato como pai da literatura infantil e hoje já é comum ver animais meiguinhos que falam e coisa e tal, mas é interessante saber quem foi realmente a mãe da literatura infantil, sem contar que Beatrix Potter tem uma história de vida encantadora.

Trailer:




Professores admiráveis:

Escritores da Liberdade (Freedom Writers - 2007)

Sinopse:
Hilary Swank, duaz vezes premiada com o Oscar, atua nessa instigante história, envolvendo adolescentes criados no meio de tiroteios e agressividade, e a professora que oferece o que eles mais precisam: uma voz própria. Quando vai parar numa escola corrompida pela violência e tensão racial, a professora Erin Gruwell combate um sistema deficiente, lutando para que a sala de aula faça a diferença na vida dos estudantes. Agora, contando suas próprias histórias, e ouvindo as dos outros, uma turma de adolescentes supostamente indomáveis vai descobrir o poder da tolerância, recuperar suas vidas desfeitas e mudar seu mundo. Com eletrizantes performances de um elenco de astros, incluindo Scott Glenn (Dia de Treinamento), Imelda Stauton (Harry Potter e a Ordem da Fênix) e Patrick Dempsey (Grey's Anatomy), ganhador do Globo de Ouro. Escritores da Liberdade é basedo no aclamado best-seller O Diário dos Escritores da Liberdade.

Comentário: 
Talvez o filme envolvendo professores (e olha que são muitos do gênero) que mais admiro. Por quê? Pelo simples fato de ser real, de mostrar muito dos contras da profissão, sem deixar de lado os prós que faz com que pessoas a escolham por ser uma maneira de botar o seu dedo no futuro que virá. Há anos que ando atrás do livro que baseou o filme, mas ainda não consegui. Se alguém achar, aceito de presente!

Trailer:



Pessoas que fizeram a diferença:

Meu nome é Rádio (Radio - 2003)

Sinopse:
Anderson, Carolina do Sul, 1976, na escola secundária T. L. Hanna. Harold Jones (Ed Harris) é o treinador local de futebol americano, que fica tão envolvido em preparar o time que raramente passa algum tempo com sua filha, Mary Helen (Sarah Drew), ou sua esposa, Linda (Debra Winger). Jones conhece um jovem "lento", James Robert Kennedy (Cuba Gooding Jr.), mas Jones nem ninguém sabia o nome dele, pois ele não falava e só perambulava em volta do campo de treinamento. Jones se preocupa com o jovem quando alguns dos jogadores da equipe fazem uma "brincadeira" de péssimo gosto, que deixou James apavorado. Tentando compensar o que tinham feito com o jovem, Jones o coloca sob sua proteção, além de lhe dar uma ocupação. Como ainda não sabia o nome dele e pelo fato dele gostar de rádios, passou a se chamá-lo de Radio. Mas ninguém sabia que, pelo menos em parte, a razão da preocupação de Jones é que tentava não repetir uma omissão que cometera, quando era um garoto.

Comentário: 
Não tenho muito o que dizer. A história fala por si, simples assim.

Trailer:


Tragédias chocantes: 

Um crime americano (An american crim - 2007)

Sinopse:
1965. Sylvia (Ellen Page) e Jennie Likens (Hayley McFarland) são irmãs deixadas na casa de Gertrude Baniszweski (Catherine Keener) por uma longa temporada, já que seus pais trabalham em um circo. Gertrude é uma mãe solteira com 7 crianças e que, devido a dificuldades financeiras, aceita cuidar das garotas. Só que ela não esperava o quanto presença delas afetaria sua natureza instável.

Comentário:
Esse filme me chocou imensamente. Uma história que facilmente seria tida como ficção, uma ficção magnífica do por muitos admirado gênero terror. Mas não é ficção, é real. Por dias após ver o filme fiquei remoendo a coisa. Não é o mundo de hoje que faz as pessoas desprezíveis com suas manias de ser melhor que os outros e poder julgá-las, são as pessoas desprezíveis que pouco a pouco se multiplicaram e transformaram o mundo no que conhecemos hoje.

Trailer:


Extra (não pude resistir) com pessoas que não aceitaram o "não é possível" que lhes foi dito:

Poder além da vida (Peaceful warrior - 2006)

Sinopse:
Dan Millman (Scott Mechlowicz) é um talentoso ginasta adolescente que sonha em participar das Olimpíadas. Ele tem tudo o que um garoto da sua idade pode querer: troféus, amigos, motocicletas e namoradas. Certo dia seu mundo vira de pernas para o ar, quando conhece um misterioso estrangeiro chamado Socrates (Nick Nolte). Depois de sofrer uma séria lesão, Dan conta com a ajuda de Socrates e de uma jovem chamada Joy (Amy Smart). Ele descobrirá que ainda tem muito a aprender e que terá de deixar várias coisas para trás a fim de que possa se tornar um guerreiro pacífico e assim encontrar seu destino.

Comentário:
Esse filme é cheio de mensagens interessantes e é uma das razões porque sou encantada por ele. Outra delas é o fato de eu ter mania de acompanhar esportes (tudo bem, mais futebol, mas na época tinha até uma colega ginasta - lembranças, Cover!), além de amigos atletas, e saber que uma lesão mínima, mesmo que depois curada, pode amaldiçoar pra sempre a vida de um esportista. No caso de Dan não foi uma simples lesão, foi um acidente terrível que, disseram, o tiraria do esporte pra sempre. Toda a história é inspiradora, além de ser mais uma das que eu ainda busco o livro que baseou a produção cinematográfica, escrito pelo próprio Dan (se acharem, também aceito de presente).

Trailer:


__________________________________________

Fonte das sinopses, com exceção de "Escritores da Liberdade": AdoroCinema.com
Fonte da sinopse de "Escritores da Liberdade": Interfilmes.com

Como vocês devem ter reparado, as categorias da lista estão no plural. Não, não é à toa. É que fiz  uma outra lista com as mesmas categorias lá no meu blog, então se quiser dar uma olhada (coisa que, humildemente, vale a pena ser feita) clique aqui.

4 comentários:

Cris Medeiros disse...

Boas dicas!

Beijocas

Rebeca Postigo disse...

Chefinha e suas dicas...
Adorei!!!

Bjs

Érica Ferro disse...

Olha que lista interessante! =D
Desses todos, só vi "Escritores da liberdade", e é mesmo um filme tocante. Muito bonito e inspirador.
Agora que eu tô num clima "aaai, eu preciso ver filmes!", vou procurar alguns desses que você indicou.

Pandora disse...

Todo mundo associa DiCaprio ao Titanic, mas o primeiro filme que vi com ele foi "O diário de uma adolescente", filme pesado nega, ele é um grande ator, faz do leve ao pesado, não tome ele apenas por Titanic, ali ele só mostrou que sabe ser galã! #AmoDiCaprio

Ah, Não gosto do Hanks

Miss Potter é lindaaaaa, eu assisti e tenho na minha estante de livros!!! #Perfeito Muito melhor que Lobato

Meu nome é rádio é lindooo tb!!!

E os outros eu estou louca para ver!!!!

Adorei o post!!!