360°: uma volta completa e ilógica

Graforréia Xilarmônica, sem dúvida uma das minhas bandas favoritas. Já falei dela aqui. Me surpreendo toda vez que paro pra ouvir as músicas. Depois de um certo tempo, tu acaba por nem reparar nas letras das músicas em geral, tu as canta automaticamente, sem parar pra ouvir o que diz. Geralmente, ao contrário de um ser normal que repara na letra na primeira vez que escuta, eu só começo a identificar uma coisa e outra na milionésima vez. Em português. Em inglês eu... Bem, eu não me esforço muito, pra não dizer nada, porque tenho uma séria implicância com o inglês. Mas voltando ao Graforréia, na milionésima vez que ouvi a música "40 anos", identifique o nome Isaac Asimov. Voltando um pouco mais na letra, é dita a seguinte frase: "...E reconheço os fundamentos da robótica, conforme Isaac Asimov já dizia". Isaac Asimov já remete ao livro "Eu, robô", o que antecede o nome apenas estende minha lembrança às três leis da robótica.
Robôs, Asimov deu lógica a eles. Previu os anos 90 cheio deles. Os 2000 nem se fala. Um dos melhores livros que já li. Cada história torna as leis mais complexas e exatas conforme a robótica evolui, coroado com um robô humano (ou humano robô? ou é mesmo um simples humano?). Lembrei mais uma vez desse livro ao ver o filme "Substitutos", com o Bruce Willis (cujos filmes nunca dispenso), por mostrar os robôs usados e controlados de uma maneira diferente da imaginada por Asimov, talvez até mais evoluída, em certo sentido: controlar tua vida deitado enquanto um robô, comandado mentalmente, a vive por ti. Meio surreal, mas é interessante. Óbvio, há pessoas que não concordam com isso, vivem em seus próprios territórios, onde é proibida a entrada de 'substitutos'. Esse isolamento de alguns da 'evolução' me lembrou, imediatamente, de "Admirável mundo novo", de Aldous Huxley. Mas o que realmente me marcou foi o líder antisubstitutos: um cara metido a profeta, guru, ou algo do gênero, a quem todos obedecem cegamente, mas em quem tu, que tá assistindo, sabe que provavelmente é um pilantra... E guru pilantra lembra quem? Quem? QUEM?
TIM MAIA! Tim Maia e sua fé Racional. Fé que resultou em: "Tim Maia Racional - Volume 1" e "Tim Maia Racional - Volume 2", em meados dos anos 70. Nunca a Cultura Racional teve um fiel tão fervoroso, chegando até a ser insuportável. Tudo chegou ao fim quando Tim descobriu que seu tão estimado guru usava seu dinheiro, tão humildemente doado, pra fazer farra. Ou seja: pilantra. Depois de irritar todos ao seu redor pregando a Cultura Racional, Tim irritou-se consigo e com os volumes do disco Racional que estavam acumulados pelos cantos, acabando por dar fim a todos os que via pela frente, o que torna tais discos artigos de colecionador. A Cultura Racional é apenas uma das muitas maluquices do "síndico do Brasil", como Jorge Ben o apelidou em "W Brasil", todas narradas no livro (sim, meu raciocínio sempre acaba em livro) "Vale tudo: o Som e a Fúria de Tim Maia", de Nelson Motta, desde piá. E quem tá perdido na infância do Tim? Quem? Quem?
Ora, Erasmo Carlos! Sim, antes de se tornar o Tremendão da Jovem Guarda, ele vivia entre tapas e beijos com o Tim na Tijuca. Todas as bagunças, ou muitas delas, estão narradas em primeira pessoa onde? Num livro! "Minha fama de mau" é, segundo Erasmo, um livro de memórias e não uma autobiografia. Independente de como ele o classifica, vale ser lido. Agora vem a mais óbvia: Erasmo lembra...?
Sim, sim, óbvio, Roberto Carlos. Erasmo e Roberto. Roberto e Erasmo. Há uma parte do livro de Erasmo totalmente dedicada à amizade dos dois. Roberto Carlos Braga, o líder maior da Jovem Guarda, que enlouqueceu garotas, conquistou San Remo, tornou o TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) conhecido e que todo fim de ano volta à tela da Globo para um, cada vez mais decadente, especial de fim de ano. Especiais de fim de ano à parte, Roberto é o grande símbolo da Jovem Guarda, junto com o Tremendão e a Ternurinha (Wanderléa), dando os primeiros passos do rock no Brasil, o que é esquecido diante de suas, dispensáveis, penso eu, canções novas. O que me lembra...
"Soa uma canção triste do Roberto...", verso da música "Segundo fim", do Julio Reny, músico que eu ainda estou descobrindo, depois de muitas e muitas vezes ouvir o Wander Wildner cantar: "Julio Reny continua pelas ruas da cidade e tem um violão modelo Elvis Presley", em "O reverendo Rock Gaúcho", uma baita música dele. Tudo bem, nada do que eu fale sobre Wander pode levar muito crédito, levando em conta que é um dos músicos que mais admiro, pra não dizer mais e parecer uma pessoa completamente louca, o que, aliás, eu sou. Das músicas mais lentas e românticas até as mais sem sentido, eu adoro Wander Wildner. De "O reverendo Rock Gaúcho" a "Quase um alcoólatra".
Ei, peraí. Veja o clipe de "Quase um alcoólatra". Veja! Viu? Quem é o garçom? Aos onze segundos, quem é o garçom? Quem? Quem? O Frank Jorge! E essa rápida participação dele como garçom encerra essa volta de 360° completamente completa e ilógica, com livros, músicos, músicas e filmes, ou melhor, filme, no singular. Ah, aos que não viram a ligação do início, Graforréia Xilarmônica, com o fim, Frank Jorge, explico: Frank Jorge é um dos fundadores do Graforréia, tendo participado também d'Os Cascavelletes e do TeNenTe Cascavel, que segue carreira solo e se mete a escritor por vezes.
Viu só, tudo se encaixa. De que outra forma seria possivel relacionar Tim Maia, Bruce Willis e Isaac Asimov? Ou gurus pilantras e Erasmo Carlos? Ou robôs e a Cultura Racional?

Tá, tudo bem, eu sei que não faz sentido, mas deixemos assim mesmo...

5 comentários:

Tita disse...

vixiiii!!! fiquei tonta por aqui.
Isso me lembrou um conjunto de documentários que ia fazendo a ligação entre diferentes personagens da história no decorrer do tempo.
Não sabe como fez? Esqueceu o que fumou ou bebeu?
Nem vou falar mais nada pq só ia confundir mais qualquer incauto que apareça por aqui... rsrsrsrs
Acho que vou pegar mais tarde, ler com calma, um parágrafo por hora... para não ficar tonta de novo nesse carrocel! kisses

Pandora disse...

Aaaaahhh Ana você é uma figura!!! Adorei, morro de vontade de ler Asimov, nunca li, só vi os filme inspirados em sua obra e sou apaixonada por ele, preciso ler Isaac, mesmo sendo um tipo que morre de medo de ficção cientifica!!! Seu raciocínio é meio louco, mas tudo no final faz sentido, tudo está ligado... E eu que adoro os Especiais do Roberto fico aqui pensando que talvez eu desconheça o melhor dele...

Pers disse...

Que texto fantástico Ana! Como vc conseguiu juntar tantas coisas diferentes? AMEI!

Pers disse...

PS: PERS= Michele Lima, estava logada com ela e esqueci de mudar! rs

Érica Ferro disse...

Ri demais com o comentário que deixei no dia 5 de outubro de 2010, lá no Algo mais.
Véi, na boa, eu enchia a tua bola! huahauhauhauha

Mas ficou muito maneiro mesmo esse texto, Seerig.