Resenha: Amor em minúscula, de Francesc Miralles




Editora: Record
Autor: Francesc Miralles
Páginas: 288
Avaliação: ★★★★★  
 





Em 2011, ainda à procura de livros novos e fuçando estantes alheias no skoob, vi a Jana lendo esse livro de capa e título cativantes. E conversando com ela, chegou a me passar o e-book, porque na época o livro estava (não sei se ainda está) com o preço bem salgadinho. A verdade foi que cheguei a lê-lo metade em e-book, mas por não se fã de livros digitais abandonei a leitura por um tempão e por um engano do namorado, o acabei ganhando recentemente. Que feliz engano! O mais atraente é que veio de um sebo - fico imaginando as histórias do antigo dono/a e o que o/a fez vendê-lo.

Terminei-o de ler numa sexta-feira e a sensação de "como assim terminou?" foi gigante. Queria mais. Fui conquistada pela ingenuidade de Samuel, um professor de alemão solitário e comedido em suas atitudes e palavras, com marcas de uma infância infeliz. Quando inesperadamente no último dia do ano recebe a visita de um gato maior do que um filhote, de pelo tigrado, à sua porta e tem sua vida revirada por aquele minúscula presença felina. Ele o nomeia então de Mishima - em homenagem a um velho escritor japonês.

Inicialmente, Samuel tem a intenção de doar o gato, mas a necessidade de ter que vacinar o bichano o faz conhecer Meritxell - uma veterinária atraente de uns 30 anos, de cabelos curtos que usava óculos; de expressão séria, apesar de ter feições agradáveis e serenas. O primeiro contato de ambos é bem bagunçado, pois o atrevido Mishima se esconde e os dois ficam como dois pastelões em cena. E é através dela que Samuel recebe as primeiras instruções de como deve cuidar de um bicho de estimação.
 
No terceiro dia em que estão juntos, Samuel acorda febril e na hora de sair de seu apartamento para rumar-se à farmácia, Mishima acaba fugindo e o leva ao andar de cima, sendo mais exata, ao apartamento de Titus - um velho redator que posteriormente por problemas de saúde deixa ao cargo do professor em redigir o Pequeno curso de magia cotidiana, um livro encomendado . Por causa desse grande acaso, Titus pede um favor à Samuel para que vá a uma loja no centro de Barcelona a procura de um pedaço de ferrovia de seu trem de brinquedo que se encontrava quebrada e, por uma feliz coincidência, o faz cruzar com seu amor de infância, Gabriela.
 
Mas é um encontro rápido. Gabriela não se lembra de Samuel. E já faz anos que um não tem notícias do outro. O que Titus denomina de satori - momentos mágicos. Nessa árdua empreitada em saber o que Gabriela faz, vive ou trabalha, ele encontra Valdemar, um cara estranho que carrega consigo sempre um manual entitulado A face oculta da Lua e demonstra ter tantas faces quanto a sua maior fixação: a Lua.
 
Para viver esse romance Samuel inocentemente percorre ruas, vivencia diálogos e pensamentos profundos. E Mishima se torna seu grande companheiro, onde descobre o amor em minúscula. Gostei muito dele por ser um livro cheio de referências bibliográficas musicais e literárias, dentre eles até Fernando Pessoa é mencionado. Aliás, sabe aquela página Glossário? Samuca tem um dicionário somente de palavras intraduzíveis e com significados únicos, "They have a name for it"*.

"- Está vendo? Sou incorrigível. É a isso que me refiro tenho que desaprender o aprendido. A cultura é um ruído de fundo que não me deixa ver a vida tal com é. A cultura não faz ninguém feliz. Quero ver a um ignorante, ou um camponês sábio que adivinha quando choverá e se deita e levanta com o sol." Pg. 184

 
"Lembre-se sempre, Samuel: nunca deprecie suas sensações e sentimentos, porque isso tudo é o que você possui." Pg. 212
*Do inglês, "há um nome para isso".

2 comentários:

Janaina Barreto disse...

Babi, Babi!
Acho que nunca li tão bela resenha desse livro que eu amo demais! E o meu livrinho também veio de sebo, ele acaba sendo mais especial pra mim porque sinto como se eu o tivesse adotado xD Também adoro as referências! E adoro as aplicações de Samuel para as palavras do dicionário. É um livro que não sei se existe — nunca procurei, de fato — mas gostaria de tê-lo em minha estante. Aliás, gostaria de ler os livros que foram citados na obra. ^_^

Samuel, Samuel ♥

Beijos!

Allyne Araújo disse...

Nossa! como eu nunca li esse livro? só pela resenha da pra saber q é um bom livro. Agora, Ursa se vc tiver o e-book, me passa, por faaarvor...