08 de março e seus novos significados


Ser mulher é uma coisa complicada, que envolve uma série de questões, a exemplo de como lidar com as pessoas de diferentes personalidades e a própria aparência, e ainda por cima esta linda e maravilhosa em qualquer ocasião. É ser mulher não é tão fácil. Uma hora somos santas, em outras dores de cabeça, na melhor das hipóteses bruxas ou fadas em meio ao mundo em que vivemos aonde se podem escolher entre os negócios, casa e viagens ao mesmo tempo em que submergimos em algumas culturas e percebemos relações claras de poder, em que o homem é quem manda ou é mandado pela mulher. E talvez pouco nos perguntarmos como os homens se vêm em meio a isto. Há de se dizer: As coisas mudaram, sempre continuam a mudar, e dizem que prevalece o diálogo.

Para mim, é besteira aceitar um único paradigma em meio ao turbilhão tenebroso de grandes (e “novas”) conversões. Sinceramente, não me interessa saber se existe mulher virando homem, homem virando mulher, se tem criança brincando de carrinho e/ou bonecas, assim como jovens que experimentam diferentes sensações e paixões, porque na minha concepção existe atualmente trocas de papeis interessantes, bem como buscas de identidade respeitável, e nega-las pode ser um ato equivocado. O preconceito com A, B e C surgi a partir do momento em que um cidadão aponta o dedo em riste para outro e diz “isto que você é ou faz é errado!”, sem, contudo, procurar compreender os pôqueres de tais alegações. Para mim, é clichê concluir que há crescentes lutas por afirmações sociais e pessoais, e que as pessoas podem sim se identificarem com X e Y ao mesmo tempo, porque isto é verdade, em questões atuais. Assim como, assumir que estas afirmações ainda causam alvoroço nas inúmeras comunidades mundo a fora.

Na boa, quando os velhos movimentos sociais reivindicaram um dia em especial para as mulheres, não estavam somente firmando uma data para lembrarmos o quanto sofremos, mas sim uma lembrança de que isto nos torna cidadãs de direitos e não somente de deveres. Entretanto, e com os novos movimentos sociais, esta única definição (se é que é a única) já não consegue mais abarcar que novos significados esta data representa em nossos dias, e o que é “ser” mulher em circunstâncias atuais. No meu entender, esta é uma das complicações, que já abrem portas para o que vem a ser homem, o que é infância, o que querem os movimentos LGBTs, entre outros, que contribuem para que possamos continuar a História que estamos discutindo continuamente. E, sim, já que existem tantas divergências, não precisamos comemorar o dia 8 de março como um dia exclusivamente da mulher, mas podemos usa-lo como bandeira de luta para que outros grupos, ainda inferiorizados, possam se inspirar e correr atrás de algo que os legitimem e assim valer os nossos ideais.

P.s: Me chamem de feminista, de machista, de gay, e do que quiserem. Só não vão colocar a mãe no meio, por favor! Boa semana pra vcs!!

3 comentários:

Dayane Pereira disse...

Eu acho que esse pensamento de "ter que estar maravilhosa" é algo que a mídia nos empurra, porque na realidade não, não devemos. E acho que o começo da luta por ser quem você é sem ser podado pela sociedade começa dentro de casa, em nós mesmos. Mas pena que muitas pessoas ainda se deixam levar pelo que os outros pensam e temos o medo de lutar pelo que queremos.

Allyne Araújo disse...

Isso é verdade Day. A luta pra sermos quem somos e tudo o mais começa em casa, mas o colocarmos q tudo começa em casa corremos o risco de pensar q todo lar é uma maravilha, aonde se respeitam todas as mais diversas ideias, quando nao é assim tb. A TV e a midia em si contribuem de todo modo pra isso tb, mas cabe a nós mesmo sabermos o q queremos pra nós. Bjao!!

Os brejos ao redor de minha alma agreste... disse...

BEM, VEJAMOS POR ONDE COMEÇAR.
ESSA DISCUSSÃO É BASTANTE INTERESSANTE NO QUE TOCA ÁS CONSTANTES TRANSFORMAÇÕES QUE OCORREM NA DINÂMICA DA SOCIEDADE.
NÃO SEJAMOS INGÊNUOS A PONTO DE PENSAR QUE A HISTÓRIA E A CULTURA NÃO MUDAM E QUANDO MUDAM, SERÁ MESMO QUE AS MUDANÇAS SÃO TÃO DRÁSTICAS ASSIM? OS PAPEIS PODEM CONTINUAR OS MESMOS COM ATORES DIFERENTES E EM CENÁRIOS DIFERENTES.
PEGUEMOS EXCERTOS DO TEXTO PARA ASSIM TIRARMOS ALGUMAS CONCLUSÕES, OU MELHOR, FAZERMOS ACEPÇÕES.
QUANDO SE FALA QUE A MULHER TEM QUE ESTAR LINDA E MARAVILHOSA EM QUALQUER OCASIÃO, PERCEBEMOS AÍ TRANSCRITO UMA FORMA MASCARADA DE MACHISMO E DISCRIMINAÇÃO DE GÊNERO, POIS O IDEAL DE BELEZA FEMININO DAS SOCIEDADES CAPITALISTAS DO ESPETÁCULO, PRIMAM POR ESSA DITADURA DA PERFEIÇÃO, UMA PERFEIÇÃO QUE SEQUER EXISTE OU EXISTIRÁ. AÍ RELEMBRAMOS OS ROMANOS E GREGOS ANTIGOS, CUJO IDEAL DE BELEZA, E ISSO SE TRANSMITE NA ARTE, ERA O DAS CURVAS E FORMAS CORPORAIS PERFEITAS PRINCIPALMENTE AS MASCULINAS COMO MODO DE SE IGUALAR AO DEUS APOLO...
POSSO ESTAR DEVANEANDO DEMAIS, MAS TEM CERTO TOM DE VERDADE...
MAS ATÉ A CONCEPÇÃO DE BELEZA E AÍ ESTÁ INSERIDA A DE CORPO, VEM MUDANDO AO REDOR DOS TEMPOS E CONTEXTOS HISTÓRICO-SOCIAIS.
VÊNUS, POR EXEMPLO, A DEUSA DA FERTILIDADE, ERA GORDA E POR ASSIM DIZER, BELA! HOJE AINDA O PADRÃO CULTUA O CORPO MAGRO E ESBELTO, MAS JÁ ESTÁ SE MODIFICANDO À MEDIDA QUE TEMOS AS MODELOS PLUS SIZE, AS GG. MAS AINDA ASSIM,COM OS CONCEITOS E CONCEPÇÕES MUDANDO, HÁ SEMPRE ALGO QUE PERMEIA ESSAS RELAÇÕES. DO QUE SE TRATA?
AS CONCEPÇÕES DE INFÂNCIA, HOMEM, MULHER, SENILIDADE,DE PREFERÊNCIAS SEXUAIS,DE RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E ETC... VÊM TOMANDO MAIS ESPAÇO DE DEBATES, MAS AINDA QUE ESSES ATORES SEJAM MAIORIA, TEMOS A ILUSÃO DE QUE SÃO MINORIAS...
O QUE NOS FAZ PENSAR ASSIM? O QUE NOS CEGA A PONTO DE NEGLIGENCIAR A DIVERSIDADE E TOMÁ-LA COMO ALGO IMPURO QUE PRECISA SER ANULADO?
E QUANDO SE APONTA NO TEXTO SOBRE PARADIGMAS, CONVENÇÕES E TROCAS DE PAPEIS, REALMENTE É MUITO PERTINENTE ABRIR PARA ESSA DISCUSSÃO DE QUE A QUEBRA DE PARADIGMAS E CONVENÇÕES HUMANAS É MAIS POSITIVO DO QUE SEGUIR À RISCA OU ÀS CEGAS. PARADIGMAS SÃO QUEBRÁVEIS PORQUE SÃO CONVENÇÕES HUMANAS E, ASSIM SENDO, NÃO SÃO FIXAS E IMUTÁVEIS E TAMPOUCO A LENTE DA PERFEIÇÃO DIVINA.
QUANTO AOS PAPEIS SOCIAIS, ESTES SÃO OS MAIS DIVERSOS DEPENDENDO DE ONDE ESTAMOS, COM QUEM, PARA QUE, PORQUÊ, COMO ETC... ASSIM, SOMOS MULHERES, FILHAS, MÃES, AVÓS, TIAS, PROFESSORAS, ESPOSAS, EMPRESÁRIAS, TRABALHADORAS, CIDADÃS E ACIMA DE TUDO SERES HUMANOS QUE POSSUEM DIREITOS E DEVERES, MAS CIDADANIA E DEMOCRACIA SÃO TERMOS TÃO TORPES QUE HOJE EM DIA É PIADA, MAS PIADA DRÁSTICA E TRÁGICA...
QUANDO SE DIZ, EVOCANDO O TEXTO: “isto que você é ou faz é errado!”, LEMBRO-ME DE J.J. ROUSSEAU, ONDE AFIRMA QUE A DESIGUALDADE ENTRE OS HOMENS SURGIU QUANDO O PRIMEIRO HOMEM DEMARCOU UM PEDAÇO DE TERRA E DISSE QUE ERA SEU E OS DEMAIS ACEITARAM, AÍ ESTAVA INSTAURADA A DESIGUALDADE, A BASE DA NOSSA VIDA ATÉ OS DIAS DE HOJE, A RODA QUE FAZ O CAPITALISMO GIRAR, O SANGUE DO QUAL SE ALIMENTA...
É MUITO IMPORTANTE QUANDO VOCÊ LEMBRA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS OS QUAIS FORTIFICADOS, TINHAM OBJETIVOS E OBJETOS CLAROS, SENDO QUE MUITAS DAS VITÓRIAS QUE AS "MAIORIAS MINORITÁRIAS" POSSUEM, FORAM CONQUISTADAS A ALTOS PREÇOS: VIDAS!
LEMBRO DE TOURRAINE QUANDO ALERTA PARA A LUTA DOS MOV. SOC. HOJE, INDAGANDO-NOS SE NÃO OCORRE O CONTRÁRIO: MOV. NÃO SOCIAIS, ESVAZIADOS. E PERGUNTO: ESVAZIADOS POR QUEM E POR QUÊ? QUAL A TEIA DE SIGNIFICADOS POR TRÁS DE CADA AÇÃO, PALAVRA E CONCEPÇÃO? FAÇAMOS CONFORME ALERTOU DESCARTES, DUVIDEMOS DE TUDO, PRINCIPALMENTE DOS DISCURSOS BONITOS E PRONTOS!
FORA TODA ESSA PROLIXIDADE, O 08 DE MARÇO COM CERTEZA POSSUI NOVOS E CADA VEZ MAIORES SIGNIFICADOS!
E TERMINO POR AQUI, ATÉ MESMO SEM TOCAR EM ASSUNTOS MAIS ESPECÍFICOS, SENÃO NÃO SERÁ MAIS UM COMENTÁRIO, MAS UM ARTIGO E NEM SEI SE DOS MELHORES OU MESMO PUBLICÁVEL.
ABRAÇOS E PARABÉNS PELAS DISCUSSÕES SEMPRE PROVEITOSAS!