A humanidade e seus karmas


Quanto mais conheço a humanidade mais me assusto com o que ela é capaz, na medida em que as pessoas erram “nas pequenas coisas”, e continuam a praticar estes erros por várias vezes a fio. O pior no ser humano é a capacidade de raciocinar, racionalizar para as coisas sem importância e fúteis... De modo negativo, de que adianta tanta razão se coisas absurdas como assassinato, abusos, maustratos entre outros “crimes” seguem cometidos a céu aberto? E tanto eu como você não vemos nada acontecendo de diferente para mudar.

Que educação é essa que regride ao tempo das cavernas, que se baseia na lei do cajado mais forte, que deflagra com os demais, que institui mentes críticas, mas que não cria seres intelectuais responsáveis ética e moralmente respeitáveis? Qual é a real mudança de estágio que vem acontecendo? Como levantar a questão de que os bons costumes estão com a família, quando esta é outra unidade carente e cheia de doenças e ironias brutais, que muitas vezes desencadeia os males da sociedade?

Já sabemos quais são os problemas do mundo, onde estão os defeitos também, isto nós já percebemos há séculos e incrivelmente quase ninguém levanta a bunda da cadeira pra resolvê-los ou cobrar reais transformações. Não, até porque é mais fácil ler um livro, assistir documentários, comer pipoca, se vender em nome de uma política retroativa maior... E esperar que uma força superior cuide de tudo e de todos.

O que me revolta é saber que a melhor arma do mundo – o conhecimento – é mal utilizada, inconstante, manipulável e derivante de derivante de teorias deturpadas... Espalhou-se de tal modo que nos dias de hoje é viral, mas ainda não é capaz de caminhar com suas próprias pernas... Ou seja, breves contradições modernas da educação em tempo da sociedade de consumo e informação que por aí se esvai.

Ah, eu estou cansada de assistir jornais, novelas... E de pensar nos aspectos doentes que submete mentes pensantes a praticar maldades. Prá falar a verdade, eu tô cansada do mundo, das pessoas e da palavra humanidade. Nós não precisamos de amor, trocas, e gotas extras de egoísmo.. O que precisamos mesmo é de bom senso e de algo que realmente nos motive a querer fazer a coisa certa.

E enquanto reflito a cerca disto parafraseio Alexandre Chorão: (...) “você nasce sozinho, e morre sozinho, isto é um fato, mas antes de tudo, lembre-se, você vive em sociedade.”       
                                                                                                                                                            
P.s: Boa semana para todos!


                                                                                                                                              

0 comentários: