Entra aqui e vem cozinhar!

Banana Pancakes by Jack Johnson on Grooveshark



Sabe, eu estava ali na minha cozinha pensando no que escrever esta semana para o Gurias, e enquanto fazia isto preparava o almoço e escutava música (como quase todas às manhãs em que estou sozinha, esta é a coisa que eu mais gosto de fazer: cozinhar, enquanto viajo ao som de música), e me perguntei por que não escrever sobre isso?

Cozinhar é uma arte! Para não falar em ciência abstrata, se é que isto existe. Ao mesmo tempo em que é juntar tudo na panela e ligar o fogão, também é um pouco de criatividade, praticidade, paixão entre outras coisas.

Bom, cozinhar para mim é ter um tempo produtivo em que eu posso pensar e criar. Pouca gente sabe, mas eu adoro escrever, estudar e trabalhar na cozinha. Aliás, meu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) foi completamente escrito sob a mesa de jantar daqui de casa e entre panelas e mais panelas, porque é como diz meu pai “a Allyne se desliga do mundo, quando esta aqui”. Sem falar que minha fome só aumenta quando eu estou de bom humor.  

Falando nisso, quem me ensinou essa habilidade foi meu pai, além de ser a coisa que a gente mais faz junto, é o melhor momento que temos pra conversar sobre tudo. Eu só tive que me aperfeiçoar observando as demais pessoas e suas afinidades com as panelas para ir me sentindo mais a vontade portando facas e praticando alquimia, ops... É assim que eu chamo essa habilidade.

Mas há momentos em que a gente se distrai... Como quando quer prestar atenção na TV e na salada de tomate ao mesmo tempo, e sem querer machuca a mão. Ou quando começa a ler um bom livro e só lembra que o arroz tá no fogo depois de sentir o cheirinho básico de queimado... Ou o pior de todos: Deixar o prato principal ir por água abaixo, por está salgado demais.

Mas falando sério, a melhor parte não é preparar, mas sim Comer, comer! Principalmente quando é aquele prato lotado de coisas boas.  Agora, a parte chata? Chutem ai... É lavar a louça e arrumar a bagunça total que fica depois. Ô, põe coisinha mais chata nisso.... E para finalizar, nada melhor do que ouvir música pra abrir as ideias e colocar o estomago para trabalhar acompanhado de um bom vinho, e em meio a tudo isto receber os amigos mais chegados, porque cozinha é que nem coração: só cabe quem é do peito!


P.s: Beijos para todos vocês!


*Jack Johnson - Banana Pancakes


2 comentários:

Aleska Lemos disse...

Olha, senti afinidade com isso hein? Sempre que estou na cozinha ouço música, se bem que acho mais importante fazer isso enquanto lavo a louça pq aí sem musica é um tédio total. Gosto de cozinha apesar de não saber fazer mt coisa ainda (só doces kkk).

Babi Farias disse...

Eita que culinária está tomando espaço no nosso blog! E olha que isso até me motiva porque minha afinidade, até então, com a cozinha é apenas para traquinagem na arte dos "engordights". rs Admiro muito quem sabe cozinhar e modéstia parte minha mãe é mestre cuca. Um dia, chego lá! :)