3 curtas metragens sobre homossexualidade

Mês passado (18.08) foi lançado o filme “Flores Raras” que conta a história de amor entre a poeta americana Elisabeth Bishop (Tracy Middendorf) e a arquiteta brasileira Lota de Macedo (Glória Pires) nas décadas de 50 e 60 no Brasil. Elisabeth foi vencedora do Prêmio Pulitzer em 1956 e Lota, a arquiteta que idealizou e supervisionou a construção do Parque Flamengo, no Rio de Janeiro. A história já havia sido registrada no livro “Flores raras e banalíssimas” de Carmen L. Oliveria e, agora, na tela dos cinemas traz à tona uma tema ainda polêmico (porque não deveria sê-lo): a homossexualidade. 

Quem me conhece sabe que apoio, ainda como feminista em constante construção, a causa LGBT, pois é um grupo que ainda sofre com represálias e tem seus direitos suprimidos, vide projetos que insistem em “curar” o que não é doença e que julgam incapazes casais homossexuais de adotarem e criarem crianças por considerá-los inaptos a oferecer uma boa educação – como se sexualidade interferisse no caráter do indivíduo. E sei que a causa vai muito além desses tópicos que ficam em evidência após declarações de deputados e religiosos que condenam o que não lhes cabem avaliar, tendo-se em conta que a vivência da sexualidade e da constituição de uma família só condiz a si mesmo e, não, dos outros. 

Foi pensando nisso que pensei em vir aqui indicar três curtas metragens que falam sobre o tema. 

1. Meninos de Rosa, Meninas de Azul (Homofobia e Bullying Homofóbico) (2012) 

Produzido pelo “Acesso 21”, o documentário traz jovens que se assumiram homossexuais e os mesmos relatam como os familiares e os amigos se comportaram sobre essa revelação. Além de especialistas discutirem sobre tolerância.


2. Eu Não Quero Voltar Sozinho (2010) 

 Lá na página do curta está escrito: “A vida de Leonardo, um adolescente cego, muda totalmente com a chegada de um novo aluno em sua escola. Ao mesmo tempo, ele tem que lidar com os ciúmes da amiga Giovana e entender os sentimentos despertados pelo novo amigo Gabriel.” E não só a dele, mas a minha também. O filme me encheu de um sentimento terno tão cativante que é impossível não admitir e querer um conto desses na vida real.


3. Café com Leite (You, Me and Him) (2007)

“Danilo estava prestes a sair de casa para ir morar com seu namorado, Marcos, quando seus pais morrem num acidente. Seus planos para o futuro mudam quando ele se torna responsável pelo irmão caçula, Lucas. Novos laços são criados entre estes três jovens garotos. Enquanto os irmãos Danilo e Lucas precisam descobrir tudo que não sabiam um sobre o outro, Marcos tenta encontrar seu lugar naquela nova relação familiar. Entre videogames e copos de leite, dor e decepção, eles precisam aprender a viver juntos.”¹

Se quiserem alimentar uma discussão saudável, ou opinarem na escolha dos curtas, ou ainda me indicar algum documentário novo, compartilhem nos comentários.

3 comentários:

Allyne Araújo disse...

Esse é um tema, q na minha opinião, provoca tanto auê porque ainda é um assunto, por vezes velado, e q as pessoas tanto tem medo quanto curiosidade. Mas nao vou me alongar muito falando o q todo mundo sabe.. Vou de indicar o filme/documentario: desejo proipido 2, que conta a situaçao de tres casais lebiscos em tres momentos distintos da historia americana. Vale apena assistir! E o outro eu nao lembro o nome agora, mas é brasileiro e conta a historia de uma mae (julia lamet) que tem dois filhos de pais diferentes, q se vêm apaixondos um pelo outro.. o filme meio q conta esta relaçao, e só pelo fato deles serem irmaos é em si algo polemico. Volto depois cm o nome dele. Bjos, e adorei o tema!

Babi Farias disse...

Allyne, acredito que eu ainda não tenha visto esse "Desejo Proibido 2", mas já vi "Do começo ao fim". Até já o resenhei no meu blog, mas como na época eu ainda não conseguia discernir tudo o que o filme trata, ele chega a ser bem mais polêmico porque é uma história incestuosa. Muitos gays não gostaram dessa abordagem.

Allyne Araújo disse...

Até a academia condena... uma vez a gente passou ele numa aula, e poucas pessoas ficaram pra discussao, outras apenas fecharam a cara e sairam correndo. É, sao dois pontos polemicos, que colocam nao só a homosexualidade em xeque como tambem a familia pelo meio. E deixa a questao, o que vc faria nessa situaçao?
Bjos