Verdades Incontestáveis

Sabe, às vezes nós cometemos alguns “erros” que parecem tão fatais, para anos depois nos pegarmos pensando neles com a maior cara de pau.

Você sabe o que são verdades incontestáveis? É aquele tipo de verdade, que surgiu com o cristianismo (não estou bem certa se ele é a única causa, por isso vale a pena pesquisar em fontes melhores) ao qual não se tem base para se pensar outra coisa, por serem tão obvias quanto dizer que o céu é azul, e em casos mais específicos também significa não criticar fatos bíblicos e sagrados, por exemplo.

Em História mundial você provavelmente já deve ter estudado sobre elas, pois é um tópico interessante. Entretanto, essa matéria fica mais divertida quando você tem um professor de mente aberta pronto a ministrar a disciplina de um jeito mais divertido, que você possa imaginar em uma escola de ensino tradicional, ou seja, que permita o senso crítico do aluno ao invés de só empurrar goela abaixo conteúdos e mais conteúdos afora (que fique claro, eu estou falando da situação da escola em que eu estudei).

No meu caso, em historia eu sempre soltei minha imaginação porque é um assunto, que apesar do trato com contextos velhos e tão antigos quanto o mundo me fascinam, e entre os fatos que me chamam muito a atenção quando eu relembro passagens do ensino médio são justamente as aulas dessa disciplina, porque no sério não tinha como não serem divertidas.

Lá no segundo ano, entre trigonometria, termodinâmica e as leis da física eis que cai na prova da 3ª etapa de História a seguinte questão: Cite pelo menos três verdades incontestáveis – falhou minha memória agora, e bem, não lembro o resto do enunciado – E daí vocês respondem que é muito fácil... Uhum tá, vai pensando.
Na pressa e na fome de ir embora logo da escola pro almoço, eu lá com meus quatorze anos de idade joguei na prova, com aquela letra muito bonita – só que não – essas quatro coisinhas aqui ó:

- O céu é azul. Mas te digo com certeza, que nem sempre.

- A morte chega pra todos. Então, me explique o conceito da alquimia.

- Aerosmith é sem duvida a melhor banda de rock and roll de todos os tempos. E se você não concordar, eu te dou um soco.

- Mas, como eu não sou burra nem nada, e não quero um belo de um ZERO na prova, te digo mais uma... Nem ciência nem religião são as respostas para tudo na vida.

Domingo, dia 20/10/13, fui assistir na tv ao show do Aerosmith e lembrei-me desse episódio, moral da historia: quase passei mal de tanto rir. No fim das contas, a minha idiotice até que tinha algum fundamento, e embora eu tenha recebido uma bela de uma chamada pela gracinha da banda, isso não diminuiu em nada minha nota e a vontade de argumentar, afinal o conhecimento é algo infindável.  E ao escrever isso aqui, ainda recordo a fala do meu professor dizendo “cara, que viajem”...

Allyne Araújo - cara de pau - para as Gurias Arretadas, direto do túnel do tempo a oito anos atrás.

P.s: Dedico este post ao meu querido professor de historia Nelson Cavalcante, e aos meus colegas e alunos dele que sempre falam pela mesma boca: salve, salve o melhor de todos!!! Boa semana pra vcs!



1 comentários:

Pandora disse...

Sem imaginação não há História. Sim o passado passou dele só nos sobra vestígios, marcas, símbolos, sinais, a História é apenas uma forma de interpretar esse passado que nunca pode ser apreendido, sem imaginação como ligar os pontos, os restos, os vestígios para construir nossa interpretação?????

Adorei sua resposta Allyne!!! Você foi muito criativa. Adorei mesmo, obrigada por ter partilhado essa memória, esse vestígio do seu passado... Sim, nem mesmo as memórias são o passado, elas também são vestígios dele.