Sobrevivendo a Selva

Dai você vai fazer aquela tão esperada visita em meio ao mato que fica em lugar nenhum daquela floresta que seu amigo ouviu falar, ou que você assistiu por aí na tv, certo? Então, a primeira coisa que você tem que ter em mente é: Você precisa de informações prévias a respeito do ambiente que vai visitar, seja com relação aos povos nativos, a vegetação ou os perigos presentes naquela localidade. A internet e pessoas mais velhas, conhecedoras da história, estão ai pra isso e na dúvida nunca é ruim perguntar.

Onde eu moro é comum ouvir relatos de pessoas que se perderam em meio ao mato e fazendas, chegando a passar dias ou apenas breves horas perdidos. Em meio à floresta amazônica e ao cerrado isso é muito comum, pois todas as plantas aparentemente se parecem e é muito fácil de confundir. Até eu já me perdi, juntamente com minha família. Assim como, falas destas pessoas contando como quase morreram de fome e sede.

Normalmente, as pessoas nunca sabem quando vão se perder e isso é fato. Muitas delas não suportam o estresse de viver esta experiência, que a depender do ponto de vista pode ser incrível, por vários fatores. A maior parte delas se perde por distração, ou simplesmente por não saber que caminhos seguir, e antes que percebam, na ansiedade do momento, acabam dando círculos e círculos sem sair do lugar.

Outro fator é que elas nem sempre estão preparadas, ou seja, sem apetrechos para enfrentar a realidade do momento. Se você não for criativo vai se desesperar antes de saber o que realmente aconteceu. É importante você ter calma. Aconteceu, é isso ai. Agora você precisa de uma faca/facão ou qualquer coisa cortante (na maioria das vezes, as pessoas andam pelo mato com ao menos um canivete) e/ou galhos de árvores, por quê? A calma é pra você não morrer de ataque e as facas servem pra cortar ou, no caso de galhos se apoiarem e quebrar alguma coisa, e eles serão peça fundamental na caça de comida e marcação do caminho, pois quem estiver te procurando vai logo começar pelos sinais que você deixou espalhado ao longo do processo.

A primeira reação consciente é parar, sentar e esperar pelo socorro até porque para não se perder mais ainda e correr o risco de se machucar gravemente. Entretanto, esperar também pode tornar tudo mais complicado, na medida em que você pode passar fome e sede. E é ai que entra aqui uma informação interessante: Lembra os programas de sobrevivência na selva, como Selvagem ao Extremo e a Prova de Tudo? Você provavelmente vai entender por que eles são importantes nesse momento.

Na região amazônica e cerrado o que mais tem é material disponível para a criação de um abrigo, e na selva não é diferente. Você pode usar galhos, palhas, folhas, cipós entre outros, e falando em cipós... Não é tão raro encontrar água na floresta como se imagina, pois ela está em troncos, bambus, igarapés, rios, etc. e cipós. Sim cipós! Que é um elemento multiuso no mato assim como a Bombril para a dona de casa.

E a comida? Bom, se você tiver conhecimento do que é venenoso ou não na mata, vai saber se virar neste quesito, agora se você não sabe nem diferenciar sapos de lagartos a coisa se complica... Procure por palmeiras de açaí, babaçu e derivados, pois delas quase tudo é aproveitado, como os frutos e o palmito, há também pequenos animais como cobras, coelhos, sapos, peixes e lavas de alguns insetos, mas não vá sair comendo cogumelos sem ter noção da procedência dos mesmos.

Outra coisa importante além de marcar o caminho é a sinalização luminosa, no mato escurece mais rápido do que na cidade. Lembra-se das aulas de História e física? Aprendeu como os povos das cavernas faziam para se aquecer e cozinhar os alimentos? Pois bem, é usar pedras ou algo que pegue faíscas e juntar lenha para uma fogueira. Até porque, você vai precisar dela para se proteger do frio, dos animais perigosos e sinalizar sua presença ali. E acrescente isqueiros como peça chave junto aos seus documentos e chaves de casa da próxima vez que viajar.

Apesar de tudo isso, ninguém nunca sabe qual será sua reação real numa situação como esta. Porém, aja o que houver perder a esperança é algo fora de cogitação, pois é ela quem manterá você vivo em muitos momentos. Sabem quando dizem que a natureza é viva? Pois bem, se você imagina-la como Durkheim sussurrava a teoria da sociedade como organismo vivo, vai compreender que na floresta cada célula, árvore e animal esta interligado, e que se você apurar os sentidos eles vão te mostrar o caminho de volta para casa, ou a saída dali. A palavra chave, na verdade, é percepção. Nada de ficar com raiva e ódio, pois é você o intruso ali e sentir esses sentimentos só vai provocar gastos de energia mental e física sem necessidade.

Um truque interessante que aprendi com meu avô sobre “como achar o caminho de volta” é o do Rádio. Como assim? Se você estiver com um aparelho capaz de capitar estação de rádio basta seguir na direção da onde o sinal é mais forte, pois funciona como bússola. Outro que aprendi no A Prova de Tudo é subir em locais altos, como árvores e morros, para poder ver o que tem além. E outro bem antigo, mas fundamental é aprender a se guiar pelo sol e as estrelas, entretanto parece fácil, mas nem todos conseguem. Assim como, seguir rios e/ou estradas antigas, no caso de fazendas os sinais deixados pelo gado, cavalos ou outros tipos de animais domésticos.

Experiência pessoal: Nas primeiras idas para a fazenda do meu pai a gente se perdeu na estrada inúmeras vezes, chegando até a rodar por quase toda a madrugada em busca de algo que nos levasse ao caminho certo. Em uma dessas ocasiões, passamos três vezes pela entrada da sede e não a percebemos, por conta da escuridão. Subimos serras e adentramos fazendas e nada de chegar aonde queríamos. Foi quando resolvemos desistir e descansar no meio do nada que o local milagrosamente “apareceu”, graças a um apito de criança perdido em outro período exatamente na entrada da fazenda. Na pressa de encontrar e chegar ao destino final, um dos carros deu defeito, e se estragaram as plantas que levaríamos para replantar o sítio.

Para quem busca aventura na selva com o intuito de está preparado, é bom ter em mente o seguinte:

Mapas ou GPS; itens de segurança e primeiro socorros; lanternas; canivete; água, calças jeans (o tecido protege do frio e retarda possíveis ataques de cobras venenosas) e camisa de mangas grande ou média; botas ou tênis; mochila com o essencial; ter informações do local; conhecer a procedência das pessoas que vão te acompanhar; noção do que esta fazendo e sede por liberdade, entre outras coisinhas.

P.s: Espero que estas dicas sirvam para alguma coisa. E boas aventuras para vocês, principalmente nas férias que estão chegando.


* Imagem do site: Baixaki.  

0 comentários: