Feliz dia das crianças!


Pensei em falar sobre literatura infantil, os programas e desenhos animados que assistia e até mesmo de falar sobre as músicas que fizeram minha infância, mas é tão amplo. Pois a música e a literatura infantis atravessam o tempo e alguns pais (ou acredito que a maioria) tenta inserir o pouco da sua infância a seus filhos. Acho “importantissíssimo” isso! Porque devido às novas tecnologias é impossível negar que a geração 2000 está robotizada e o que será do futuro? Nossas crianças presas dentro de casa reféns de seus computadores que mostram o mundo para elas, achando que estão protegidas de tudo e todos? Estou generalizando sim, mas é para enfatizar meu medo de que crianças não vivam mais tão intensamente como eu e você vivemos. De brincadeiras nas ruas, de joelhos ralados, de amizades que vão além do tempo, porque os jogos infantis permitiam/permitem o entrosamento interpessoal e, consequentemente, à formação da personalidade e caráter. Ah, me cansa esse papo de “meu filho, não faça isso...”, “não mexa nisso”, “não saia de casa”, “olha esses pés no chão”, “não pega esse vento gelado” e blábláblá. Todo cuidado é necessário, mas estão criando filhos mimados e cheios de frescura. Não sou nenhuma psicóloga e, talvez, todos que me leiam já tenham visto/ouvido/lido alguma notícia a respeito... Sabe o que eu quero? Crianças que sejam crianças! É natural que todos sonhem e queiram logo a maioridade, mas quando chega essa idade só bate a nostalgia. E agradeço muito aos meus pais por terem me criado com liberdade suficiente para ser criança.
"Ser criança é acreditar que tudo é possível.
É ser inesquecivelmente feliz com muito pouco
.
É se tornar gigante diante de gigantescos pequenos obstáculos.
Ser criança é fazer amigos antes mesmo de saber o nome deles.
É conseguir perdoar muito mais fácil do que brigar.

Ser criança é ter o dia mais feliz da vida, todos os dias.

Ser criança é o que a gente nunca deveria deixar de ser."

(Gilberto dos Reis)

***

Eu queria muito ter falado sobre violência infantil, sobre o protesto que ocorreu no facebook, sobre crianças carentes e abandonadas, a situação atual da educação, vamos rever nossos conceitos, galera. Parar de falar e agir mais ao constatar as negligências contra o bem-estar da vida humana. Apesar disso, feliz dia das crianças! Mais do que presentes, vamos nos doar mais ao educar e criar nossas crianças.

1 comentários:

Ana Seerig disse...

Belíssimo texto, Babs!
Eu teimo em dizer pros meus alunos isso: Sejam crianças!
Acho ridículo ver gurias com seus 8, 9 anos maquiadas e cheias das manias; ou mesmo um gurizinho qualquer querendo ser "o pegador". Por favor!
Isso aí, agora nos bate a nostalgia, o que torna ainda mais difícil aceitar crianças que não querem ser crianças.